Aqueles 10 minutinhos que viram meia hora antes de levantar, aquele famoso “amanhã começo a academia”, ou até mesmo aquela sua “tarde de estudo” que acaba sendo levemente atrapalhada por um copo de água, uma ida ao banheiro, uma olhadinha no insta, outro copo de água e…lá se foi sua tarde toda. A preguiça está muito mais presente em nosso dia a dia do que gostaríamos de admitir, muitas vezes é até motivo de humor e memes nas redes sociais. Embora todos tenham a ideia de que a preguiça é algo ruim na teoria, a verdade é que na prática acabamos não levando muito a sério essa ideia, muito menos a tratamos como pecado.

QUEM É O PREGUIÇOSO?

Li recentemente que alguns pesquisadores estavam estudando o “gene da preguiça” em ratos de laboratório pois acreditavam ser genético o comportamento da preguiça. Outros pesquisadores, mais “psicologizados”, estavam defendendo que a preguiça é um tipo de comportamento depressivo e deve ser compreendido e aceito pois é de fato uma doença. Quer você invente uma desculpa ou outra, a verdade é que o nosso Deus trata a preguiça como um pecado, tão grave quanto qualquer outro! Aliás, Ele mesmo avisa que faz parte da preguiça inventar desculpas, veja só o texto de Provérbios 26:13-16:

“Diz o preguiçoso: Um leão está no caminho; um leão está nas ruas. Como a porta se revolve nos seus gonzos, assim, o preguiçoso, no seu leito. O preguiçoso mete a mão no prato e não quer ter o trabalho de a levar à boca. Mais sábio é o preguiçoso a seus próprios olhos do que sete homens que sabem responder bem.”

Aqui podemos perceber algumas características interessantes a respeito do preguiçoso. Primeiro, ele inventa desculpas para não fazer nada. Já viu a pessoa que fala: “Nem vou estudar, porque passar no vestibular é tão difícil que já sei que não vou conseguir, então é melhor nem tentar, se não só vou me frustrar!”? O preguiçoso da época de Salomão não tinha que prestar vestibular, mas inventava outra coisa, ele dizia “Nem vou sair para trabalhar porque é muito perigoso, vai que um leão me ataca? Como já sei que tem um leão solto, nem vou sair…afinal, não quero morrer!” (veja também Pv 22:13). Pode parecer ridícula uma justificativa como essa, mas muitas vezes inventamos muitas desculpas tão esfarrapadas quanto essa. Eu mesma já me convenci assim muitas vezes: “Tenho tanta coisa para fazer…mas é TANTA coisa que já sei que nem vou conseguir terminar, então, já que não vou terminar hoje mesmo, amanhã eu começo…” – já falou isso para você mesma alguma vez? Ou então, “Quando eu começar a fazer o que tenho para fazer vai ser tão cansativo! Então melhor descansar um pouco agora, dormir um pouco mais, assistir um pouco de Netflix, porque depois estarei descansada para fazer minhas tarefas!”. Pois é, chega a ser cômico escrevendo assim em um texto, mas a verdade é que somos facilmente convencidas por essas desculpas que damos a nós mesmas.

A segunda característica do preguiçoso é que ele não consegue avançar, não progride. Já parou para observar o movimento que uma porta faz com sua dobradiça? Ela vai para lá e para cá, sem nunca sair do lugar. Salomão compara esse movimento com a vida do preguiçoso. Ele rola de um lado para outro da cama, sem tomar a atitude de levantar e fazer alguma coisa. Quando vai estudar, é aquele que logo levanta, vai beber uma água, volta e senta, então percebe que precisa ir ao banheiro, vai, volta e senta, aí acha que está com fome, então vai até a geladeira para ver se tem algo interessante para comer, volta e senta…decide dar uma olhadinha nas redes sociais e…lá se foi seu dia, sem sair do lugar. E aí, já se identificou?

A terceira característica apontada por Salomão é que o preguiçoso está sempre insatisfeito. O autor fala que o preguiçoso “mete a mão no pote mas não quer ter o trabalho de levar à boca”, sabe o que é isso? É aquela pessoa que, quando está desempregada reclama por ter que procurar emprego e quando encontra um emprego reclama porque tem que trabalhar muito. É aquele que, por mais que tenha oportunidades na vida, acaba nunca aproveitando, mas está sempre reclamando. É aquele também que vive reclamando do trabalho dos outros, mas quando questionado não está disposto a colocar a mão na massa para alcançar melhores resultados. Ele só sabe reclamar, não quer fazer nada.

Por último, a quarta característica do preguiçoso é que ele é orgulhoso e se acha mais sábio do que sete sábios. É claro que isso é uma hipérbole, mas o intuito aqui é mostrar o quão soberbo ele é. Ele se vangloria por trabalhar pouco, ter que fazer pouco esforço. Ele quer sempre buscar o caminho mais curto, mesmo que isso implique em desobedecer a Deus. Ele não percebe o quão tolo é.

CUIDADO, PREGUIÇOSO…

Digo que o preguiçoso é tolo não por mim, mas pelas consequências que as Escrituras apontam para sua vida. Veja você mesma e avalie se ser preguiçoso é realmente uma vantagem:

O preguiçoso nunca está satisfeito e está sempre a desejar
Pv 13:4 – “O preguiçoso deseja e nada tem, mas a alma dos diligentes se farta.”
Pv 21:25 – “O preguiçoso morre desejando, porque as suas mãos recusam trabalhar.”

Por ser alguém que nunca termina o que começa e por achar que tudo é difícil e cansativo demais, o preguiçoso perde as oportunidades que Deus dá. Deus está sempre colocando provações em nossa vidas, tanto para servirmos, quanto para aprendermos (Tg 1). Assim, ele perde oportunidades de ser abençoado e vê todos à sua volta desfrutando de coisas que ele gostaria de desfrutar. Inveja, cobiça e insatisfação são alimentos constantes para o seu coração e isso o torna amargo e reclamão.

O preguiçoso passa por necessidades constantes
Pv 6:9-11 – “Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco para dormir, um pouco para cochilar, um pouco para encruzar os braços em repouso, assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado.”
Pv 10:4 – “O que trabalha com mão remissa empobrece, mas a mão dos diligentes vem a enriquecer-se.”
Pv 19:15 – “A preguiça faz cair em profundo sono, e o ocioso vem a padecer fome.”
Pv 20:4 – “O preguiçoso não lavra por causa do inverno, pelo que, na sega, procura e nada encontra.”
Ec 10:18 – “Pela muita preguiça desaba o teto, e pela frouxidão das mãos goteja a casa.”

Por nunca querer se esforçar e trabalhar, o preguiçoso acaba sendo surpreendido pela necessidade. Assim, a Bíblia fala que enquanto ele está entregue aos seus prazeres sonolentos, a dificuldade financeira o alcança e ele vem a passar necessidade por não ter sido diligente no tempo apropriado. Assim, quanto mais resistir em obedecer a Deus e ser diligente, mais dificuldades o preguiçoso encontrará em sua vida, como aponta Salomão:

Pv 15:19 – “O caminho do preguiçoso é como que cercado de espinhos, mas a vereda dos retos é plana.”
Ninguém quer trabalhar com ele
Pv 10:26 – “Como vinagre para os dentes e fumaça para os olhos, assim é o preguiçoso para aqueles que o mandam.”

Você já bochechou com vinagre ou tentou ficar de olhos abertos em um incêndio? Aposto que só de pensar nestas circunstâncias já sentiu um enorme desconforto. Pois é, esse é o mesmo sentimento que as pessoas tem quando pensam em trabalhar ao lado do preguiçoso. Ele não assume tarefas. Quando assume, não cumpre sua parte e está sempre dando desculpas “vou entregar semana que vem”, “é que me senti mal e não consegui trabalhar”, “nunca mais vai acontecer”…mas ao invés de serem justificativas esporádicas, a ladainha se repete de novo e de novo, se tornando insuportável ter o preguiçoso como funcionário ou colega de trabalho.

O preguiçoso é alvo da repreensão de Deus
Jr 48:10 – “Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente! Maldito aquele que retém a sua espada do sangue!”

Você acha que o preguiçoso abrirá uma exceção e, quando for servir a Deus será diligente? Claro que não! Ele fará tudo “relaxadamente”, de qualquer jeito, afinal, assim é sempre mais fácil! Mas o nosso Deus é um Deus santo e não tolera esse tipo de atitude, Ele repreende veementemente esse tipo de coisa e disciplina em amor seus filhos!

SEJA COMO ELA!

Se você se identificou como alguém preguiçoso ao longo desse artigo, não fique desanimada ou com preguiça de mudar! (rs) Lembre-se que Cristo já venceu o pecado por nós e por isso nós podemos vencer (Rm 6:14). Primeiro, confesse seu pecado, reconhecendo que foi uma ofensa a Deus (1 Jo 1:9) e creia que Cristo pode te ajudar em suas fraquezas (Hb 4:15). Depois, identifique quais as circunstâncias que alimentam mais a sua preguiça e trace um plano prático para se despojar desse hábito e se revestir com diligência e excelência em tudo que fizer, pois essa é a vontade de Deus para a sua vida (Ef 4:22).

Há uma mulher que serve como modelo para mim todos os dias, seu nome não aparece na Bíblia mas sua vida e coração são descritos no capítulo 31 de Provérbios. Além de ser amável, fiel a Deus e bondosa, a mulher virtuosa também é diligente, veja o versículo 27: “Atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça”. Me lembro sempre desse verso quando vejo alguém sujando o que acabei de limpar, quando penso que amanhã tenho que cozinhar o almoço de novo ou quando o despertador toca e tudo que eu queria era dormir outra noite de sono. Claro que desejo reclamar, desistir e me entregar à preguiça. Mas Cristo não me salvou para isso! Ele me salvou para que eu vivesse uma vida de servitude (Mt 20:26-28), com descanso sim, mas o descanso que vem do Senhor (Is 40:31)! Ele me salvou para as boas obras (Ef 2:10), para que eu pudesse ser aprovada nas provações e apresentada santa no último dia (Rm 8:28-29). Ele me salvou para ouvir no final “Muito bem, servo bom e fiel, foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei, entra no gozo do teu senhor” (Mt 25:21). Meu desejo é que você compreenda a gravidade do pecado de “comer o pão da preguiça” e decida se alimentar com a diligência de um coração fiel a Deus e que deseja servi-lo, para que prove também das bênçãos de uma vida assim!