Esses dias conheci uma menina e trocamos umas ideias legais, logo perguntei se ela usava o instagram para adicioná-la e ela me respondeu que não. Achei diferente e perguntei para ela o motivo de não usar, porque eu consigo contar nos dedos a quantidade de amigos que tenho que não usam essa rede social. Ela educadamente respondeu minha pergunta curiosa dizendo que se pressionava muito para ter um feed (“linha do tempo”) bonito. Fique pensando em tantas amigas que tenho que tem um feed organizado só com fotos de alta qualidade, em lugares fora do país e lindos, perfeitos. Quem não quer ter condições de mostrar um feed perfeito? 

A verdade imagino que já sabem, mas é que é esse tipo de objetivo na vida pode demonstrar um coração que prioriza uma falsa perfeição. Claro que não é errado ter um feed bem apresentável, mas quando isso te faz pecar, aí que está o problema. E claro, ele sempre começa no coração, não no feed.  Tem pessoas que apesar de terem um feed bem descolado, nem ligam para isso, mas quem é controladora, preocupada com detalhes e em mostrar uma imagem sem defeitos pode apresentar um coração perfeccionista. Veja algumas características que uma perfeccionista pode apresentar:  tem grandes expectativas para sua rede social, ficar muito triste quando uma foto não saiu como gostaria, comparar-se com quem tem um feed que considera melhor que o seu, etc.

O perfeccionismo aparenta ser uma qualidade boa, mas na verdade, ele é um fardo pesado. A pessoa perfeccionista não pode demonstrar que é vulnerável, que tem falhas, que não tem tudo sob controle ou que não tem recursos e capacitações suficientes sempre. Tantas mulheres com essa ânsia de serem empoderas, excelentes profissionalmente, terem um corpo malhado, hábitos saudáveis, aparência perfeita lutam contra burn out (esgotamento), depressão, ansiedade, solidão. Isso porque o perfeccionismo na realidade é uma falsa perfeição, ele é pecado e não é saudável. Por detrás dele pode haver medo do fracasso, um pressão pessoal que coloca em si por medo do que outras pessoas pensam, um orgulho mascarado.

Mas Jesus, quando morreu na cruz por nossos pecados, deu-nos condições para vivermos de maneira leve, Ele levou sobre si o fardo esmagador do medo do fracasso e nos ofereceu um caminho melhor.  Seu jugo é suave e seu fardo é leve (Mt 11.28-30). Só precisamos nos arrepender e confiar nEle. Por Ele nós não seremos envergonhadas (Rm 9.33) e apesar de todos os nossos deslizes, poderemos contar com o Pai misericordioso, que nos perdoa (1Jo 1.9; Sl 103.8) quando erramos. Jesus nos dá paz, plenitude em meio ao estresse de pensamentos pesados com quem nos pressionamos. Por Ele, está tudo bem em não um feed perfeito.

E o mais lindo é que Jesus é perfeito e nos presenteou com a perfeição de Deus, e nEle podemos ser perfeitas! Mas o Seu padrão de perfeição é elevado, Ele quer que sejamos perfeitas como perfeito é o nosso Pai (Mt 5.48). Isso quer dizer que devemos amar a Deus de todo coração, alma, força e amar mais aos outros que a nós (Mt 22.37-39). E isso começa quando nos quebrantamos perante Ele e reconhecemos que sem a dependência dEle nada do que tocarmos será livre de erros.  A verdadeira perfeição, na verdade, é o reconhecimento que somos imperfeitas e que Ele é perfeito. 

Em diversos momentos isso nos fará agir contra nossa vontade, gerará certo sofrimento. Demandará disposição e esforço para mudar hábitos consolidados e para nos revestir de uma mentalidade coerente com a Palavra de Deus. Essa renovação de mente é que nos permitirá ter atitudes que agradem a Deus no nosso interior (Ef 4.22-24), não com um falso perfeccionismo externo. 

 Apesar de ser uma caminhada dolorida, com suor e lágrimas, Deus usa todo sofrimento para crescermos em perfeição nEle (Rm 8.28) e Ele continuará Sua boa obra em nós até o dia que Cristo voltar (Fp 1.6).  É um processo até estarmos com Ele. Mas, nesse trajeto Ele prometeu estar conosco (Hb 13.5; 1Co 3.16; Mt 28.20), a nos dar tudo o que precisamos (Fp 2.19) e não permitir que nada além do que possamos suportar aconteça (1Co 10.13). E ainda prometeu recompensas por obediência e andarmos com Ele (Tg 1.12; 2Co 4.17-18; Ap 21.4; Ap 2.7).

Só podemos responder com tanta gratidão e obediência a Ele por nos livrar de nós mesmas e do fardo de não podermos fracassar.  Não precisamos deixar de usar as redes sociais por nos poupar de nos auto pressionar para agradar pessoas ou, pelo contrário, ficar viciadas em postar tudo o que fazemos. Graças a Jesus nosso feed também pode glorificar a Deus com seu  jeitinho perfeitamente imperfeito aparentemente simples ou descolado!

 

“Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no no nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.” Colossenses 3.17