Você já assistiu ao filme “Uma garota encantada”? O filme conta a história de Ella (interpretada por Anne Hathaway), uma garota que recebe de sua madrinha o dom da obediência; ou seja, ela não consegue dizer “não” para as pessoas e se vê muitas vezes em apuros por aceitar tudo que lhe pedem para fazer.

Confesso que me via muito na personagem principal deste filme. Tinha muita dificuldade de dizer “não” para as pessoas, principalmente amigos, familiares e colegas de trabalho. Muitas vezes fiquei sobrecarregada por assumir muitas responsabilidades e aceitar diversas tarefas ou compromissos que, no final, me deixavam estressada e irritada.

Se você se identifica com essa realidade, te indico o livro “Limites – Quando dizer sim, quando dizer não. Assumindo o controle de sua vida”. Durante a leitura você vai entender o que são limites, como ter limites com seus familiares, amigos, cônjuges, filhos, trabalho, e vai conseguir compreender que colocar limites em sua vida não é negar ajuda, falhar como cristão ou até mesmo pecar. Você entenderá a luz da Bíblia porque algumas pessoas acabam controlando sua vida, porque acabamos temendo alguns mais do que outros, como deixamos o controle de nossas vidas tão facilmente nas mãos de pessoas que só acabam nos colocando em apuros.

Diferente do filme, onde a personagem Ella precisa achar a fada madrinha para “quebrar” o encanto da obediência, você e eu podemos em Cristo ser livres do temor aos homens, assumindo o controle de nossas vidas, sem nos preocuparmos com o que vão pensar de nós.

CLOUD, Henry e TOWNSED, John. Limites – Quando dizer sim, quando dizer não. Assumindo o controle de sua vida. São Paulo: Editora Vida. 14ª reimp. 2017. 

Indicado por Natasha Verissimo.