“Quando ___________ (preencha a lacuna), aí sim vou ter paz.”

“Ah, se ____________ (preencha a lacuna), eu não estaria tão infeliz.”

Alguma dessas frases já passou por sua mente — ou boca? Por que será que esse tipo de pensamento é tão comum? A dura realidade é que todas nós somos, por natureza, inclinadas ao descontentamento — e isso tem mais a ver com o nosso coração do que com as nossas circunstâncias. Sim, precisamos de mudança, mas uma mudança interior.

Esse é o assunto de O segredo do contentamento, de William Barcley. Com sólida base bíblica, o autor discorre sobre o que é o contentamento cristão e por que ele é fundamental para uma vida de santificação. Paralelamente, o livro também mostra os perigos do descontentamento, que, além de ser um pecado em si, leva a outros pecados, como a cobiça, e afeta negativamente o nosso testemunho diante do mundo. Além disso, Barcley explica como podemos, na prática, buscar o contentamento em nossas vidas, mesmo em meio às aflições.

Tudo isso sem perder de vista o evangelho, é claro. Afinal, nosso descontentamento merece o justo juízo de Deus, mas Ele o derramou sobre Seu Filho em nosso lugar, e agora nos trata com misericórdia e graça. E é só por isso – por Ele – que podemos cultivar o contentamento verdadeiro, nos deleitando em Deus, olhando para a eternidade e sendo conformados à imagem do nosso maravilhoso Salvador.

E então, que tal mergulhar nessa leitura e (re)descobrir as grandes riquezas da piedade com contentamento?

 

BARCLEY, William B. O segredo do contentamento. NUTRA Publicações, 2014.

 

Recomendado por: Elisa Bentivegna da Silva