Você já ouviu alguém dizer que “ciência e religião não se misturam”? “Essa pode ser a sua verdade, mas não é a minha”? 

“Valores pessoais não devem interferir em questões de políticas públicas”?

Você consegue adivinhar o que cada uma dessas afirmações têm em comum? Já parou para analisar o que está por trás desse padrão de pensamento?

Em “Verdade Absoluta”, a filósofa cristã Nancy Pearcey argumenta que as sociedades ocidentais modernas estão fragmentadas em dois “pavimentos” — o da esfera particular e o da esfera pública. À esfera particular, pertencem os valores e preferências individuais; à pública, o conhecimento científico, racional e verificável. Segundo essa “grade” divisória, a religião é considerada assunto pessoal, questão de gosto e escolha, sem qualquer relação com a verdade objetiva da realidade. Essa visão leva as pessoas a acreditarem que a religião, embora deva ser “respeitada” (como sentimento), não deve ter espaço na esfera pública (como conhecimento).

Você percebe as implicações dessa grade de dois pavimentos? Nancy explica que ela “funciona como guardiã que define o que deve ser levado a sério como conhecimento genuíno e o que pode ser rejeitado como simples desejo-satisfação”. Considere, por exemplo, temas polêmicos como aborto ou homossexualidade. Quando nos manifestamos, como cristãos, a respeito dessas assuntos, “queremos afirmar uma verdade moral objetiva importante para a saúde da sociedade”, mas os não-crentes “pensam que estamos expressando somente nosso preconceito subjetivo”. É por isso que é fundamental discernir e desconstruir essa grade se quisermos apresentar o cristianismo como verdade objetiva e relevante para todos.

Você tem interesse em aprender mais sobre esse assunto? E que tal aproveitar para aprender também sobre a influência da filosofia naturalista na ciência, a história do evangelicalismo americano, feminismo e apologética? Sim, todos esses temas têm tudo a ver com “a tal da grade” e são abordados de forma densa e, ao mesmo tempo, envolvente, por Nancy Pearcey em “Verdade Absoluta”. Se você deseja crescer no desenvolvimento de uma cosmovisão cristã, eis um recurso de valor inestimável!

PEARCEY, Nancy. Verdade Absoluta. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, 526p.

 

Recomendado por Elisa Bentivegna da Silva