Você já sentiu um vazio no peito? Um anseio por alguma coisa que ainda vai acontecer na sua vida? Você anseia mais, só não sabe o quê. Ou talvez esteja iludida por uma mentira ou outra: “preciso de um namorado”, “preciso de amigos de verdade”, “preciso de mais dinheiro”, “preciso me vestir melhor”, “preciso ter certeza que sou bem vista” … e a lista é tão longa quanto o feed do Instagram.

Claro, que quando você arranja um namorado, continua com a mesma sensação. Agora quer que ele seja tudo o que você esperava, ao invés de ser apenas outro pecador.

Quando você é promovida e seu salário dobra, percebe que ainda precisava de um pouco mais para viver totalmente confortável com tudo o que sempre quis.

Quando conquista o prestígio das pessoas, percebe que ele não apaga o anseio por aceitação e acaba se tornando mais e mais ávida por agradar os outros, acabando escravizada por esse medo.

E aí…será que a vida com Deus era para ser assim? 

“Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração.” Sl 37:4

Quando li esse versículo pela primeira vez, muitas perguntas surgiram na minha mente. Primeiro, pensei assim: “nossa, que estranho a Bíblia falando que vai me dar os desejos do meu coração”. Quer dizer, se você tem bastante contato com as Escrituras e sabe a visão dela sobre o homem e seu coração, tem que concordar comigo que a Bíblia quase nunca coloca os “desejos do meu coração” como algo positivo. “Siga o seu coração” é um conselho comum em romances ou livros de autoajuda, mas não nas Escrituras. Normalmente o que lemos é:Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jr 17:9), ou “De onde vêm as guerras e contendas que há entre vocês? Não vêm das paixões que guerreiam dentro de vocês?” (Tg 4:1), ou “[…] vos lembreis de todos os mandamentos do Senhor e os cumprais; não seguireis os desejos do vosso coração, nem os dos vossos olhos, após os quais andais adulterando” (Nm 15:39), ou ainda “Guardai-vos não suceda que o vosso coração se engane, e vos desvieis, e sirvais a outros deuses, e vos prostreis perante eles.” (Dt 11:16).

Entre muitos outros versículos que eu poderia citar, a Bíblia nos apresenta claramente o coração como algo inconstante, enganoso e até perverso. Bom, se é assim, porque Deus está prometendo nesse versículo que “atenderá aos desejos do meu coração”? Seria esse versículo o segredo oculto que poderia fazer de Deus um tipo de “gênio da lâmpada”, que atende meus desejos?

Bom, para responder essa pergunta, eu tive que ir mais fundo. Tive que entender o que significa “deleite-se no Senhor”. A palavra deleitar tem o sentido de sentir prazer, satisfação em algo. E foi então que me deparei com a pergunta: será que tenho prazer em Deus? Será que eu me sinto totalmente satisfeita com Ele e nEle? Percebi que a resposta para essas perguntas era “Não, eu estou constantemente pensando em coisas que eu queria e não tenho, ou em coisas que eu tenho e não queria ter, mesmo já tendo Deus em minha vida”.

A essa altura, comecei a perceber a relação entre as duas partes do versículo e com a ajuda de algumas outras leituras, percebi o seguinte: Deus estava me prometendo que, se eu cresse que Ele é o suficiente para me satisfazer, ou seja, para não faltar nada, então Ele atenderia meus anseios mais profundos, aqueles que só Ele mesmo pode atender.

Talvez você esteja achando todo esse papo muito distante da sua realidade, pois acha que ser contente é apenas “pensar positivo”, ou seja, dizer que não tem do que reclamar, que está tudo bem com você. Mas, se está tudo bem de verdade, por que você vive reclamando de coisas pequenas? Por que se frustra tão facilmente quando o que você planejou dá errado? Por que se pega invejando a situação de outras pessoas, como se fosse mais felizes que você? Bom, sinto te dizer que isso acontece porque você não entendeu ainda o que é o contentamento. E isso faz com que você desenvolva os seguintes pecados em sua vida:

MURMURAÇÃO 

Murmurar é reclamar, expressar sua insatisfação com alguma situação. Esse ato ofende a Deus pois demonstra ingratidão e rebeldia contra seu amor e cuidado. Veja o caso do povo de Israel, por exemplo: Deus tinha aberto o mar para que eles passassem, tinha provido todo o necessário para o caminho e, agora, diante da Terra Prometida, eles estavam incrédulos de que poderiam conquista-la, pois era habitada por gigantes. 

“Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: Tomara tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto! E por que nos traz o Senhor a esta terra, para cairmos à espada e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos para o Egito? E diziam uns aos outros: Levantemos um capitão e voltemos para o Egito.” (Nm 14:2-4)

Eles se esqueceram que Deus já havia derrotado inimigos muito maiores do que esses, e por isso, começaram a reclamar e até se mobilizaram para voltar para o Egito! Loucura, né? Clamaram anos e anos por libertação, Deus fez milagres grandiosos demonstrando Seu poder e agora, esqueceram de tudo isso e apenas desejavam voltar para a vida de escravos.

AUTOCOMISERAÇÃO

A autocomiseração é quando sentimos pena de nós mesmas. “Eu não merecia isso”, “Eu nunca consigo o que quero”, “Eu não sou bonita”, “Ninguém me valoriza”, e pensamentos parecidos com esses. Ele também é consequência da falta de contentamento pois está baseado em um padrão que não é o de Deus. Trata-se de um padrão egoísta e imaturo.

Você não quer enfrentar dificuldades, ainda que Deus prometa na Palavra dEle que cada uma das provações que enfrentamos é essencial para o nosso crescimento espiritual (Rm 8:28-29, Tg 1:2-4). Você não gosta da aparência que Deus te deu, você sempre acha que merecia mais do que tem. Fica sempre se comparando com os outros, invejando e cobiçando o que Deus não lhe deu e assim, nunca está satisfeita.

ANSIEDADE

Há um tempo atrás escrevi uma série inteira sobre ansiedade nesse blog. Nela estudamos como a ansiedade está ligada ao medo e às expectativas frustradas, ou seja, ao descontentamento. Você não confia mais em Deus a ponto de crer que Ele é suficiente para controlar sua vida, cuidar de você e prover tudo que precisa. Então, precisa buscar o controle, fazer por si mesma, pensar em todas as possibilidades que podem acontecer para evitar cada uma delas. Mas, como são infinitos os fatores envolvidos em cada equação e você não é Deus para controlar cada uma delas, a ansiedade acaba te consumindo e você passa a ser escrava dela, podendo sofrer até consequências físicas como insônia, gastrite, dores de cabeça e até crises de pânico.

CARÊNCIA

Não ser satisfeita em Deus torna você muito vazia. Na verdade, totalmente vulnerável às paixões do seu coração. Você passa a buscar em pessoas aquilo que só Deus pode lhe dar. E não só isso, passa a demandar das pessoas um amor e atenção que elas nunca poderão lhe oferecer. 

É a namorada que tem que passar o dia conversando, ou já começa a duvidar do amor do namorado. É a amiga que não pode ver você conversando com outra pessoa, que já pensa que você a abandonou. O coração carente, além de ser muito instável, sofre demais, porque coloca sua esperança nos relacionamentos e, uma vez exposta aos pecados do outro, não suporta as frustrações e não consegue estender amor e perdão. Sua carência é fruto de um coração insatisfeito, descontente, que não crê que Deus pode ser suficiente para ela.

O QUE É O CONTENTAMENTO

Você já reparou que quando quer muito uma coisa, a ponto disso te afastar de Deus, essa coisa nunca acontece? E quando você desiste e fica tranquila a respeito desse assunto, parece que é justamente o que Deus estava esperando para poder te dar aquilo que desejava. Foi assim comigo a respeito do vestibular: no ano que estudei doentiamente, a ponto de largar meus compromissos com a igreja, tudo deu errado. Mas depois quando aprendi a estudar o suficiente e descansar em Deus, foi quando passei em primeira colocação! Não é irônico?

Claro que quando a Bíblia fala de Deus satisfazer seus anseios profundos, não está se referindo apenas a ter coisas ou posições. Deus pode sim te dar, por exemplo, um carro, um bom emprego, uma casa, um marido, um filho, ou seja lá o que você acredite ser sua maior “necessidade” para ser feliz. Mas Ele só fará isso quando você perceber que não é disso que precisa para ser feliz, mas sim de algo muito maior e melhor que tudo isso: Ele mesmo!

Você está entendendo o que quero dizer? A chave para tudo, como diria um teólogo de quem gosto muito, é o prazer cristão. Quanto mais entendo o quão precioso Ele é, ou quão grande e poderoso Ele é, quanto mais me espanto com sua beleza e complexidade, com sua perfeição e bondade, quanto mais me alegro nisso tudo e em participar disso tudo, mais prazer eu desfruto e, assim, mais completo meu coração se sente. Meus anseios mais profundos são satisfeitos nEle. Anseios por amor, por segurança, por bondade, por justiça, e até mesmo coisas que parecem secundárias, como passar no vestibular. Tudo isso encontro nEle e essa convicção me ajuda a vencer o pecado em diversas áreas. Isso é o que vamos chamar nessa série de CONTENTAMENTO.

Contentamento não é “estar ok” com o que Deus fez na sua vida. Não é dizer assim “tudo bem, vai, não é tão ruim assim”. Contentamento também não é ser afetadamente alegre, rindo em todo tempo e nunca derramando uma lágrima sequer. Contentamento é confiar em Deus o suficiente para saber que Ele é a única pessoa de quem você realmente precisa para sobreviver, o que permite que você se sinta segura mesmo em meio às instabilidades da vida. É a vontade de Deus para todos os cristãos verdadeiros.

Se você identificou na sua vida algum dos pecados citados acima, sugiro que considere se há CONTENTAMENTO em sua vida. Ao longo das próximas semanas vamos mergulhar mais fundo nesse tema e entender o que significa ser CONTENTE em algumas das principais áreas de nossas vidas. Convido você a acompanhar essa jornada e conhecer a vida plena e abundante que Deus tem para você em Cristo!

“O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (Jo 10:10)