Na semana passada vimos que, em Sua Palavra, Deus prometeu que se eu cresse que Ele é o suficiente para me satisfazer, ou seja, para não faltar nada, então Ele atenderia meus anseios mais profundos, aqueles que só Ele mesmo pode atender. Então, chegamos à conclusão que contentamento é confiar em Deus o suficiente para saber que Ele é a única pessoa de quem você realmente precisa para sobreviver, o que permite que você se sinta segura mesmo em meio às instabilidades da vida. 

Também descobrimos que o oposto de uma vida contente, ou seja, o descontentamento ou a insatisfação pode ser revelado por alguns outros pecados, como a MURMURAÇÃO, AUTOCOMISERAÇÃO, ANSIEDADE e CARÊNCIA. Todos esses quatro possuem uma raiz em comum, que é a dificuldade em crer que Deus é suficiente para você.

Hoje vamos mergulhar um pouco mais fundo nas Escrituras para buscar perceber a profundidade do CONTENTAMENTO que Deus deseja que tenhamos nEle. Vamos olhar para três palavras gregas que podem nos ajudar nisso: arkeo, autarkeia e autarkes.

Quando a Bíblia na língua portuguesa usa a expressão “contentai-vos”, a palavra mais frequente é arkeo (veja Mt 25:9, Lc 3:14, Jo 6:7, Jo 14:8, 2 Co 12:9, 1 Tm 6:8, He 13:5, 3Jo 10), que tem o seguinte significado: 1) Estar possuído de força infalível 1.a) ser forte, ser adequado, ser suficiente 1.b) estar satisfeito, estar contente

Veja o caso de João 14:8, por exemplo. Neste texto Jesus está confortando os discípulos a respeito de sua morte e das provações que passariam. Ele encoraja-os a não terem medo e a confiarem nEle, pois Ele é “o caminho, a verdade e a vida”. Nesse contexto, Filipe responde: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta.” Essa palavra aqui tem o sentido de que, para eles, conhecer o Pai seria tudo o que eles precisavam, seria o suficiente para supri-los em tudo. 

Já quando encontramos a palavra “contentamento”, podemos encontrar, entre outras variações, a palavra grega autarkeia, (veja 2 Co 9:8, 1Tm 6:6). Nesse caso, o significado é: 1) Uma condição de vida ideal 2) Estar suprido de todas as necessidades para a vida 3) Um espírito contente com a sua sorte ou porção, contentamento.

Veja 2 Coríntios 12:9-10, por exemplo. Aqui Paulo está falando a respeito de um “espinho na carne”, ou seja, algo que o incomodava e causava sofrimento. Uma dificuldade que era constantemente motivo de suas orações. Ele diz então, sobre a resposta de Deus: “Então, Ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte”. Novamente, o sentido do texto é de que Deus é tudo o que Paulo precisa para viver. Ele entende que, estando debaixo do cuidado de Deus, até suas fraquezas são instrumento de graça.

Por último, vamos analisar a palavra grega autarkes, traduzida para o portugês como “contentamento”. Ela aparece uma única vez, em Filipenses 4:11. O significado apresentado no dicionário grego é: 1) Suficiente para si mesmo, forte o bastante 2) Independente de circunstâncias externas 3) Contente com a sua sorte ou fortuna, com os recursos que possui, ainda que limitadíssimos.

Veja que em Filipenses 4:11-13, Paulo fala: “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece”. O que Paulo está dizendo é que, independente das circunstâncias externas, da situação em que ele se encontra, se está dando “tudo certo” ou “tudo errado”, Ele conseguiu entender que não é sua própria força que o capacita a realizar coisas, mas sim a graça de Deus. Sabendo disso, ele conclui que “tudo pode” pois é Deus quem o dá habilidades e o capacita a fazer o que Ele mesmo quer que Paulo faça.

Ingenuamente podemos pensar que quando falamos de contentamento estamos nos referindo simplesmente ao que Deus nos dá materialmente. Mas lendo esses textos, podemos perceber que se trata de algo mais profundo. Deus não prometeu apenas nos dar o que comer, beber e vestir. Ele prometeu satisfazer o nosso coração, nossos desejos mais profundos.

Você entende as implicações disso para sua vida? Vamos pensar um pouco juntas.

Há alguma situação externa que a incomoda e que leva você a pecar, seja murmurando, seja ficando ansiosa, ou qualquer outro pecado? A falta de um namorado ou marido? A falta de um membro da família que Deus levou? Alguma situação de aperto financeiro que você não consegue ver saída? (vamos tratar sobre contentamento nas finanças na próxima semana!) Uma vaga na universidade que Deus não te deu? Um emprego que você perdeu? Seja lá o que estiver levando você a pecar, tenha certeza que isso já se tornou central no seu coração, o que a impede de perceber que se Deus fosse o centro no seu coração, não faltaria mais nada. Mesmo sem marido, sem emprego, sem dinheiro, você poderia encontrar satisfação em Deus, pois seu coração foi feito exatamente com esse propósito e em nenhum outro você conseguirá se satisfazer!

Bom, espero que há essa altura você já esteja convencida de que ser contente e satisfeita é a vontade de Deus para todo crente e isso inclui você. Espero que você esteja ávida por viver esse contentamento e se pergunte: mas o que deve mudar em mim para que eu viva dessa forma? 

O texto de 2 Coríntios 10:3-5 nos fala que a principal batalha espiritual acontece em nossa mente: “Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo.” Ou seja, para viver o contentamento é preciso ter uma mudança de mente!

É preciso destruir aqueles pensamentos que são “verdades”, fortalezas para você. “Só serei feliz se tiver um homem em minha vida” – MENTIRA! Você pode ser plenamente satisfeita em Cristo, Ele é o “homem” que você realmente precisa, pois não é um pecador qualquer, mas é também o Deus criador! Leve esse seu pensamento mentiroso cativo à obediência de Cristo. Se relacionar com alguém crendo que a pessoa é pré-requisito para sua felicidade, para que você se sinta completa, é algo totalmente egoísta e errado, de acordo com o padrão bíblico. O amor verdadeiro e bíblico acontece quando dois pecadores, transformados e já completos em Cristo se unem para terem suas falhas evidenciadas, para buscarem juntos a santidade e para refletir a imagem do nosso Deus. Esse é o único caminho viável para que um casamento dê certo.

Outro pensamento que é “verdade” na cabeça de muitas mulheres é “Só serei plenamente realizada tendo uma carreira bem sucedida” – MENTIRA! Não há carreira ou profissão, por mais retorno financeiro ou social que traga, que possa te tornar plenamente realizada. Isso porque, como já falamos anteriormente, seu coração foi criado para ser satisfeito em Deus! Leve esse seu pensamento mentiroso cativo à obediência de Cristo. Claro que podemos nos alegrar na vocação que Deus nos deu para sermos servas úteis no Reino dEle, mas viver para a carreira te tornará extremamente frustrada. Viva para Deus e, nEle, tenha uma vocação e uma carreira.

Comece, então, buscando identificar quais são as “verdades” que você tem como fortalezas, destrua-as no poder de Deus e leve-as cativas à obediência de Cristo! Quando você decide buscar o contentamento em Deus, você é tomada por uma força infalível, que é adequada e suficiente para te fazer resiliente em meio a qualquer provação. Isso porque essa força não vem de você, mas sim de Deus. Como vimos na definição do dicionário, trata-se de uma condição de vida ideal, pois independe de circunstâncias externas ou de algum sofrimento que possa te alcançar. Isso não é maravilhoso?

Semana que vem trataremos de contentamento na área financeira. Até lá!