A mulher engravidou e mandou um recado a Davi, dizendo que estava grávida. Em face disso, Davi mandou esta mensagem a Joabe: “Envie-me Urias, o hitita”. E Joabe o enviou. Quando Urias chegou, Davi perguntou-lhe como estavam Joabe e os soldados e como estava indo a guerra, e lhe disse: “Vá descansar um pouco em sua casa”. Urias saiu do palácio e logo lhe foi mandado um presente da parte do rei. Mas Urias dormiu na entrada do palácio, onde dormiam os guardas de seu senhor, e não foi para casa.

Davi descobriu que o seu erro gerara a gravidez de Betseba, mulher de Urias. Sua decisão então? Mandar Urias ficar com sua mulher para que ele pensasse que o filho era dele e tudo seria resolvido. Porém, era costume em Israel, no período de guerra, a não-celebração enquanto o período de luta estivesse em vigor. Se uma parte do povo sofria, não fazia sentido outra parte celebrar.

Para a surpresa do rei Davi, Urias permaneceu na porta do palácio a noite toda e quando questionado respondeu (v. 11) “A arca e os homens de Israel e de Judá repousam em tendas; o meu senhor Joabe e os seus soldados estão acampados ao ar livre. Como poderia eu ir para casa para comer, beber e deitar-me com minha mulher? Juro por teu nome e por tua vida que não farei uma coisa dessas!

Urias decidiu ser fiel ao seu povo e sua lei, mesmo que isso fosse aparentemente “desvantajoso”. Quem não preferiria depois de uma período de guerra, cansado por noites sem dormir, ir para casa ficar com a família e dormir na sua cama quentinha?

Honrar a Deus nem sempre é a opção aparentemente mais “vantajosa”, porém ser firmes e leais aos propósitos dEle nos faz ver a verdade que vai além de circunstâncias limitadas a tempo e espaço. Nos lembra de histórias fantásticas de heróis da fé que viveram e morreram sem ver a vantagem momentânea do evangelho, mas a certeza de agradar a Deus era o propósito muito maior de suas vidas.

Oração: Deus, ensina-me a honrar ao Senhor de coração, sem me apegar as circunstâncias do momento, por mais “desvantajoso” que isso pareça. Ajuda-me a amar ao Senhor mais que ao meu conforto, para que assim eu possa te servir em qualquer situação, tendo prazer em te obedecer sem exigir nada em troca. Amém.