Como estamos vendo nesta série, somos meninas mimadas! Queremos que tudo caia em nosso colo, do nosso jeito, na hora que queremos, sem cumprir as responsabilidades que temos. Como vimos também, um estilo de vida que abraça a omissão nas responsabilidades é um estilo de vida totalmente egoísta, pois deseja agradar seus próprios desejos. Mas não é só isso, no artigo de hoje veremos que uma vida irresponsável abraça outro pecado, a procrastinação, em outras palavras, o famoso “amanhã eu faço”!

A palavra “procrastinação” era desconhecida para mim até a faculdade, mas o ato de procrastinar é belamente praticado por mim desde que nasci. Lembro-me de uma conversa que meus pais tiveram comigo quando era bem pequena em que eles me fizeram prometer que nunca mais falaria “já vou” quando me chamassem, pois eu levava mais de dez minutos para cumprir o que havia dito. E por que eu demorava? Por nada! Procrastinar havia se tornado um hábito tão forte que nem percebia mais que o praticava nas pequenas atitudes do dia a dia.

Infelizmente, procrastinar é algo enraizado não só em meu coração, mas no dos brasileiros. Por quê? Conhece a expressão “jeitinho brasileiro”? Pois é, o famoso jeitinho brasileiro nos ensina muitas práticas erradas e procrastinar é mais uma delas. Por causa desse comportamento cultural, nós aprendemos a “tapar buracos” rapidamente, o que se torna desculpa para deixarmos tudo para amanhã. Mas será que isso realmente é bom?

Em primeiro lugar, procrastinar não é bom porque é pecado!

A procrastinação, muitas vezes, está ligada à preguiça. Ambas têm suas raízes lá no Éden, pois deixar afazeres para depois ou simplesmente não fazer algo que está sob nossa responsabilidade, é fugir do que Deus quer de nós. Ele nos deu o tempo e devemos administrá-lo sabiamente; Ele nos deu responsabilidades, e devemos cumpri-las prudentemente.

“Procrastinação é um pecado feio, que nos afasta de envolver-se e desfrutar os dons e responsabilidades que Deus nos dá. Ele nos diz que podemos brincar com nossos filhos outra hora, levar nossa esposa para sair no próximo mês, ou terminar aquele projeto em algum momento mais para frente porque Deus nos deve um futuro. É um jeito de fugir das coisas que Deus nos chamou para fazer hoje”.[1]

Como você tem usado seu tempo? Você tem cumprido suas responsabilidades com sabedoria?

Em segundo lugar, procrastinar não é bom porque não produz em nós características de um cristão!

Em Provérbios 6.6-11 vemos que o autor usa a formiga como ilustração para mostrar duas características que devemos ter que o procrastinador/preguiçoso não tem.

“Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento. Até quando você vai ficar deitado, preguiçoso? Quando se levantará de seu sono? Tirando uma soneca, cochilando um pouco, cruzando um pouco os braços para descansar, a sua pobreza o surpreenderá como um assaltante, e a sua necessidade lhe virá como um homem armado.”

A primeira característica que vemos no texto é: a formiga não precisa de fiscal. Ela não tem chefe, ela cumpre o que precisa ser cumprido independentemente de cobranças. E a segunda característica é: a formiga é atenta e ativa. Ela conhece os tempos (verão e inverno) e trabalha ativamente para sempre ter alimento.

Como você tem vivido? Como as formigas ou conforme o desejo egoísta de seu coração?

Em terceiro lugar, procrastinar não é bom porque só traz confusão!

Procrastinar traz sérias confusões para nós mesmas. Vou lhe contar um exemplo bem real. Enquanto escrevo este texto, estou vivendo um dos momentos mais corridos da minha vida: durante a semana trabalho no Seminário Bíblico Palavra da Vida em Atibaia (SP), administrando um setor e aconselhando moças; aos finais de semana trabalho na Igreja RED em Indaiatuba (SP), auxiliando na coordenação do ministério infantil e liderando um pequeno grupo de moças que se encontra aos sábados para estudar a Bíblia. Quando não estou no escritório do SBPV ou em Indaiatuba, estou em casa fazendo trabalhos da faculdade, escrevendo para o blog ou limpando casa, lavando louça, roupa, etc. Resumindo, tenho uma demanda enorme de afazeres todos os dias! Se eu não aproveitar bem o tempo que Deus me deu e organizar minhas tarefas na agenda, terei ao menos três consequências: (1) não terei tempo para descansar, (2) alguma coisa sairá malfeita e (3) minha saúde será afetada. Em outras palavras, procrastinar só traz confusão! Por isso, não procrastine!

Agora que sabemos que procrastinação é pecado, não produz em nós características de um cristão e só traz confusão, a pergunta que vem à mente é como podemos viver o dia a dia sem procrastinar? Bem, “a resposta não é simplesmente ‘pare de procrastinar’, mas viver com um senso de que hoje poderia ser nosso último dia, porém, também com o entendimento de que precisamos nos preparar para o amanhã que Deus deve nos dar. Isso significa que não desperdiçaremos tempo em pecado e tolice, nem abandonaremos trabalhos importantes e planejamento equilibrado. Significa que exultaremos e nos alegraremos no dia que o Senhor fez. Significa que faremos o que Deus nos deu para fazer, porque nisto glorificaremos e nos deleitaremos nele, enquanto somos fiéis a nosso chamado.”[2] E de onde vem esse senso? Do evangelho. Jesus Cristo veio para pagar o castigo que merecíamos por causa do nosso pecado – como a procrastinação — e Ele ressuscitou para termos vida com Ele, vida que deve ser coerente com o que Ele quer de nós – aproveitando sabiamente o tempo que Deus nos deu e cumprindo prudentemente as responsabilidades dadas por Ele mesmo.

Precisa de ajuda para administrar melhor seu tempo e suas responsabilidades? Confira estas doze dicas[3]:

  1. Não viva no improviso, reserve momentos em sua rotina para planejamento (diário, semanal, mensal etc.).
  2. Ao fazer seu planejamento, considere a necessidade de intervalos para descanso, margem para imprevistos e espaço para relacionamentos.
  3. Divida tarefas grandes em etapas menores e gerenciáveis, e agende cada etapa.
  4. Não subestime o tempo que cada atividade requer.
  5. Prepare cada dia na noite anterior: verifique os compromissos que terá e aquilo de que precisa para cumpri-los.
  6. Faça menos, se necessário, mas faça as coisas certas. Faça também no momento certo: deixe as horas do dia em que você está mais alerta para as atividades mais “difíceis”.
  7. Antes de começar uma tarefa, verifique como ela deve ser feita para poder fazer certo na primeira vez.
  8. Concentre-se em uma coisa de cada vez e leve cada tarefa/etapa até o fim.
  9. Use a tecnologia a seu favor: agendas e controladores de tarefas, bloqueadores de distração. Cuidado, porém, com redes sociais e mensagens!
  10. Peça conselhos a pessoas que têm sido bem-sucedidas na administração sábia do tempo.
  11. Leia bons livros que tratam sobre esse assunto a partir da cosmovisão bíblica, como “Faça mais e melhor”, de Tim Challies, e “Super Ocupado”, de Kevin DeYoung, ambos da editora Fiel.
  12. Escolha uma amiga a quem prestar contas − essa pode ser uma excelente fonte de encorajamento.

[1] http://reforma21.org/artigos/sua-procrastinacao-e-pecado.html
[2] Idem.
[3] Dicas retiradas e adaptadas de Maria Cecilia visto em  http://www.scribd.com/fullscreen/202351654?access_key=key-18qzj1tstxe628a319o3&view_mode=book