Recentemente, compartilhei um estudo sobre o Salmo 77 com o grupo de jovens da igreja local que congrego. Como todas nós estamos cansadas de saber, estamos vivendo há um ano em uma pandemia mundial sem precedentes. Provavelmente você, assim como eu, está exausta com esse cenário que se arrasta por tempo demais. As circunstâncias mudam o tempo todo, as notícias não são animadoras. Abre e fecha comércio. Aulas online, presenciais, online de novo. Igrejas fechadas, abertas e fechadas novamente. Esse clima de incerteza e insegurança que nos ronda deixa nossas almas abatidas. 

Talvez você, assim como eu, tenha perdido alguém próximo. Perdi meus avós bem no comecinho da pandemia, há um ano, quando ainda tínhamos pouco conhecimento sobre essa doença. Um ano depois e a perspectiva de melhora ainda é lenta. Nas últimas semanas tenho dedicado as minhas manhãs a orar por pessoas da minha igreja local que estão enfrentando o luto ou a angústia da resposta. São muitos pedidos de oração e é quase impossível nossa alma não se abater. 

Diante desse cenário, me deparei com o Salmo 77, escrito por Asafe. Talvez você, querida leitora, assim como o salmista, esteja se perguntando onde Deus está no meio de tudo isso. Queria te dizer que Deus não foi pego de surpresa, não está atrasado e continua sendo inteiramente bom. Provavelmente, você até saiba disso, mas sua alma está como a de Asafe e como a minha há alguns dias, tão cansada que sequer consegue orar. 

Clamo a Deus; sim, grito bem alto. Quem dera Deus me ouvisse! 

Quando eu estava angustiado, busquei o Senhor. Orei a noite toda, de mãos estendidas para o céu, mas minha alma recusou ser consolada. (versos 1 e 2 – NVT, grifos nossos)

O salmista estava tão intensamente angustiado que sua alma recusava consolo. Quão profunda era a tristeza dele! Como você tem se sentido? Como sua alma está nesses últimos tempos? Se identifica em alguma medida com esse desabafo, querida leitora?

Penso nos dias que passaram, nos anos que há muito se foram.

À noite, relembro canções alegres; consulto minha alma e procuro compreender minha situação.

Acaso o Senhor me rejeitou em definitivo? Jamais voltará a ser bondoso comigo?

Seu amor se foi para nunca mais voltar? Deixou de cumprir suas promessas para sempre?

Deus se esqueceu de ser bondoso? Em sua ira, fechou a porta para a compaixão. (versos 5 a 9 – NVT, grifos nossos)

A sensação que às vezes temos é que Deus se esqueceu de ser bondoso. Podemos até não dizer isso em alto e bom som, mas é exatamente isso que nossos corações tão angustiados questionam. Esse foi o clamor do salmista, tamanho desespero ele vivia. Contudo, confiamos que Deus não é pego de surpresa. Ele é soberano sobre a história da humanidade e sobre a nossa. O que fazer então? O salmista nos apresenta uma importante estratégia da vida cristã.

Depois, porém, lembro-me de tudo que fizeste, Senhor; recordo-me de tuas maravilhas do passado.

Estão sempre em meus pensamentos; não deixo de refletir sobre teus poderosos feitos. (versos 11 e 12 – NVT, grifos nossos)

 Ao se deparar com a sua frustração e perspectiva equivocada sobre Deus, Asafe se recorda do que Ele já fez. O salmista enche seu coração e seus pensamentos com a verdade a respeito de Deus. O Senhor não muda, não tarda ou falha. Isso é inequívoco. 

E você, querida leitora? O que Deus fez na sua vida? Hoje temos o privilégio de conhecer o evangelho. Deus enviou seu único filho por amor a nós. Por causa de Cristo, fomos reconciliadas com o Pai. Não há melhor notícia que essa! Não há melhor razão para confiar na bondade do Senhor. Se você tem dificuldade de se lembrar do que Deus fez individualmente na sua vida, por exemplo, provisão ou alguma oração respondida, lembre-se da maravilhosa obra de Jesus na Cruz. Encha seu coração com as verdades bíblicas. Isso é suficiente. 

Teus caminhos, ó Deus, são santos; que deus é poderoso como o nosso Deus?

És o Deus que realiza maravilhas; mostras o teu poder entre as nações! 

(versos 13 e 14 – NVT, grifos nossos)

Ao se relembrar das maravilhas que Deus fez, o clamor de Asafe muda. Antes, sua alma recusava consolo, agora ele glorifica ao Senhor por Seus grandes feitos. Nos versos finais, do 13 ao 20, o salmista exalta o Senhor. John Piper no estudo deste Salmo diz: “A adoração engoliu sua dúvida e a ousadia em Deus engoliu seu medo.” (tradução livre).

Relembrar quem Deus é nos sustenta. Só conseguiremos passar pelos desafios da vida se nos lembrarmos constantemente da infinita bondade do Senhor. Esse não é um lugar passivo, pelo contrário, é resultado de um esforço consciente. Nesse mesmo estudo, Piper diz que “A estratégia central para sair das trevas, desânimo e dúvida é um esforço consciente da mente.” (tradução livre). Precisamos ser estratégicas e conscientes na nossa caminhada com Cristo. 

A primeira vez que fui a um acampamento, minha prima e melhor amiga ficou no mesmo quarto que eu. Naquela semana, recebemos uma sugestão da nossa conselheira (líder de quarto) que nunca esquecemos. Ela disse para termos alguém para prestarmos conta da nossa caminhada, alguém que pudéssemos contar e nos lembrar de quem Deus é. Há quinze anos fiz esse compromisso com a Sara, minha prima. Essa aliança tem me ajudado na caminhada cristã. Nos dias em que minha alma se encontra como a de Asafe, Sara me ajuda a lembrar quem Deus é. 

Procure também alguém, querida leitora, de forma estratégica que ore por você e te ajude a nunca se esquecer dos grandes feitos do Senhor. Ao perceber a sua alma cansada, encha seus pensamentos sobre as maravilhas de Deus e sobre a obra da Cruz, assim como Asafe fez.

 

Por Ana Luise Sabatier