Recentemente, uma amiga ensinou em sua igreja sobre amizades entre meninos e meninas, introduzindo o assunto com um vídeo em que eu e outros amigos falamos sobre o tema (assista clicando aqui). Ao final da aula, uma das alunas lhe perguntou sobre como se aproximar de um rapaz por quem tinha interesse. Minha amiga, sem saber como responder, enviou a pergunta para mim e eu a respondi. É esta resposta que compartilho com vocês no artigo de hoje.

COMO CULTIVAR AMIZADE QUANDO JÁ EXISTE INTERESSE?

  1. COM CUIDADO

“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida”. Provérbios 4.23

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas”. Filipenses 4:8

Como meninas, somos emocionalmente vulneráveis, por isso, sei que lidar com o interesse não é algo fácil, e precisamos de uma decisão consciente para nos proteger.

“Estar interessada” desperta em nós algo que chamo de “antena aguçada”, isto é, passamos a observar o “dito rapaz” com mais atenção do que damos aos outros. Isso é muito bom, pois precisamos conhecer mais o cara para saber se é o que queremos mesmo. Porém, isto também pode ser perigoso, já que passamos a observar tantas vezes que corremos o risco de ver coisas que não existem. Por exemplo: o rapaz conversou demoradamente com você sobre diversos assuntos. Então você passa a imaginar que o interesse seja recíproco. Embora possa ser verdade, quem garante isso? Ninguém! É por isso que costumo falar para as meninas que “enquanto nada é declarado, nada é verdadeiro”. Essa frase é ótima para cuidarmos do nosso relacionamento com o rapaz e com o nosso coração, que adora deixar as coisas maiores do que elas realmente são. Assim, não permita que seu interesse por ele tome proporções maiores do que você é capaz de administrar em seu coração.

  1. EM ORAÇÃO

“Um coração necessitado é um coração que ora. A dependência é como um batimento cardíaco da oração”. Paul Miller [1]

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus”. Filipenses 4.6

A oração é o meio que Deus nos deu para conversarmos com Ele, ainda que Ele já saiba de tudo. Orar é a ferramenta que mostra para nós de quem dependemos: de Deus ou de nós mesmas. Se você tem procurado orar por tudo, e por esse assunto, este é um bom sinal de que você deseja depender de Deus e confiar no que Ele tem para sua vida, quer sejam situações boas ou ruins. Orar também demonstra um coração submisso à vontade de Deus. Se você depende de e confia em Deus, estará tranquila se seus planos não derem certo  com o rapaz que lhe interessa.  Logo, gaste tempo conversando com Deus sobre seus desejos e se recordando de que a vontade de Deus para sua vida é a melhor!

  1. COM DISCRIÇÃO

“Quem guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando”. Provérbios 13:3

Discrição é a melhor coisa enquanto nada for declarado. Ser discreta é evitar exposição desnecessária ou na hora errada. Vivemos em mundo caído onde você, o rapaz e as pessoas à volta de vocês se enganam, erram, veem coisas que não existem, julgam, inventam histórias, fofocam e difamam. Para entendermos mais sobre isso, vou dar um exemplo:

Há alguns meses você tem reparado e se aproximado de um rapaz. As conversas vêm aumentado e as pessoas à volta de vocês já brincam com a possibilidade. Você está tão empolgada que já não contém sorrisos e conversas com suas amigas. Se você contar com quantas pessoas já comentou sobre o seu interesse, o número não cabe mais nos dedos das mãos. O tempo vai passando até que você decide contar para o moço sobre seu sentimento e… “bomba”: ele não está interessado em você. Você, muito chateada, fala para as meninas que foi “defraudada”, e assim o menino fica mal falado nos grupinhos de sua igreja.

Como mencionado há pouco, nós, meninas, aumentamos as histórias e situações em nossa mente e criamos expectativas, sonhando acordadas. Será mesmo que o menino lhe defraudou? Ou ele não estava sendo apenas gentil e amigável? Então, evite ficar falando para as pessoas sobre o seu interesse e o que acontece entre você e o rapaz, porque, como foi dito, você, o rapaz e as pessoas à sua volta podem entender errado. Entenda que não estou dizendo que não existem rapazes que defraudam. De fato, há rapazes que adoram tirar vantagem de meninas aparentemente interessadas. Mas nós também erramos e precisamos fazer a nossa parte para manter relacionamentos saudáveis. Portanto, para evitar problemas, seja discreta em sua aproximação. Vai ser melhor para você, para o rapaz e para o relacionamento (independente do resultado).

  1. COM ACOMPANHAMENTO

“Ouça conselhos e aceite instruções, e acabará sendo sábio”. Provérbios 19:20

“Os conselhos são importantes para quem quiser fazer planos, e quem sai à guerra precisa de orientação”. Provérbios 20:18

Quando estamos apaixonadas, ou mesmo simplesmente interessadas, é difícil ponderar algumas coisas. Também é difícil saber quando agir, como, onde, etc. Por essa razão, procure alguém cristão e mais experiente que você para orientar-lhe na aproximação. Seja sincera e esteja atenta ao que quer ouvir e ao que não quer ouvir também.

Mais dois conselhos: (1) evite “amigos cupidos” que, sem discrição, tentam juntar casais. Procure alguém maduro e, se este for ajudar com a aproximação, que seja de forma discreta. (2) Precisamos de conselheiros sempre em nossas vidas. É bíblico ter alguém por perto no acompanhando. Entretanto, devemos ser cautelosos para não fazermos deles nossos “gurus”. É fundamental ter em mente que há decisões que devem ser tomadas por nós mesmas, com as nossas próprias pernas!

  1. COM ATITUDE

“Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus”. 1 Coríntios 10:31

“Como anel de ouro em focinho de porco, assim é a mulher bonita, mas indiscreta”. Provérbios 11:22

Não é pecado se aproximar e nem mesmo fazer pequenas coisas que possam conquistar o rapaz em questão. Por isso, não tenha medo de tomar algumas atitudes! Mas antes de fazê-lo, responda essas perguntas: Estou agradando a Deus fazendo isso? Estou sendo discreta?

 E não se esqueça: ser gentil e amiga não são atitudes de conquista! Ser gentil e amiga são características que TODA menina cristã deve demonstrar com TODO mundo.

  1. COM CONSCIÊNCIA

“Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor”. Provérbios 19.21

Este é o último ponto, mas creio que é dos mais importantes: esteja SEMPRE consciente que toda aproximação (mesmo seguindo as orientações descritas aqui) não garantem que o relacionamento irá dar certo! Você pode tentar e no final ter somente um amigo. Por isso, cuide do seu coração (Pv 4.23)! Não permita que a frustração estrague a amizade do rapaz com você, pois se não der em um relacionamento de namoro, pelo menos você terá sempre um amigo por perto.

Querida leitora, meu desejo é que você não faça de seus relacionamentos e interesses um “fardo”, mas que leve a vida “leve” em Cristo Jesus! Espero que este texto lhe ajude nisso. E, para terminar, o último conselho: ter amigos é um grande presente de Deus. Por isso, seja uma boa amiga para todos os rapazes e moças à sua volta!


[1] Miller, Paul. “O poder de uma vida de oração”. Vida Nova, Página 27.