Cresci sendo incentivada a participar de todas as atividades da igreja. Eu lembro bem que quando não havia programação para adolescentes da minha idade na minha igreja local, meus pais me levavam para outras igrejas da cidade. Eu amadureci a minha fé, criei vínculos importantes e servi pessoas nesse tempo. Aprendi a amar a vida em comunidade e pude perceber a importância no meu desenvolvimento na vida cristã.

Quem poderia prever que viveríamos um tempo tão longo de privação como vivemos em 2020? Não poder louvar presencialmente, cumprimentar os irmãos e abraçar as crianças foi desafiador. Em contrapartida, a igreja se adaptou. Cultos transmitidos online ou pela televisão existem há décadas, mas tomaram proporções estrondosas no período de isolamento mais severo.

Adaptar foi preciso. Graças a Deus pela tecnologia que permitiu que fôssemos encorajados nos momentos difíceis. Que bom que usamos o Zoom para encurtar distância, abrir o coração e conversar com as pessoas da nossa comunidade. Foi ótimo também ver o que outras igrejas estavam fazendo, como se reinventaram. Reconfortante assistir os cultos de qualquer parte do mundo da tela do celular e ver irmãos prosseguindo em meio às adversidades. Também foi bem mais prático acordar 5 minutos antes de começar e apenas assistir. Não me leve a mal, o tempo de culto exclusivo online foi importante, mas congregar presencialmente é preciso. 

E por quê?

Congregar presencialmente é preciso porque é na igreja local que somos encorajados a perseverar. 

“Pensemos em como motivar uns aos outros na prática do amor e das boas obras. E não deixemos de nos reunir, como fazem alguns, mas encorajemo-nos mutuamente, sobretudo agora que o dia está próximo.”

 Hebreus 10:24,25 (NVT)

“Todos se dedicavam de coração ao ensino dos apóstolos, à comunhão, ao partir do pão e à oração.”

 Atos 2:42 (NVT)

Congregar presencialmente é preciso porque é na igreja local que servimos uns aos outros e cultuamos a Deus com os dons que Ele nos deu.

“Pois bem, irmãos, o que fazer, então? Quando vocês se reunirem, um cantará, o outro ensinará, o outro revelará, um falará em línguas e outro interpretará o que for dito. Tudo que for feito, porém, deverá fortalecer a todos.”

1 Coríntios 14:26 (NVT)

Precisamos uns dos outros, porque fomos feitos um mesmo corpo, em Cristo, desempenhando funções diferentes (Romanos 12: 4 e 5). Quando nos reunimos, vivemos como um só corpo.

Congregar presencialmente é preciso porque precisamos de um pastor local, de líderes reais. 

“Lembrem-se de seus líderes que lhes ensinaram a palavra de Deus. Pensem em todo o bem que resultou da vida deles e sigam seu exemplo de fé.”

“Obedeçam a seus líderes e façam o que disserem. O trabalho deles é cuidar de sua alma, e disso prestarão contas. Deem-lhes motivo para trabalhar com alegria, e não com tristeza, pois isso certamente não beneficiaria vocês.”

Hebreus 13:7 e 17 (NVT)

É bom ouvir sermões de pastores famosos, aprender com teólogos internacionais, mas não são eles quem nos pastoreiam. Aliás, é um privilégio ser cuidada por pessoas reais, que conhecem nossos conflitos e desafios e se colocam à disposição para nos ajudar. A influencer cristã do Instagram pode até ter conselhos legais, mas são os líderes da sua igreja local que vão cuidar de você de verdade. 

Por fim, a igreja local demonstra a redenção que só pode ser encontrada em Cristo. Quando nos deparamos com um irmão lutando contra um pecado e sendo restaurado, vivenciamos a redenção que só Cristo traz.  

Talvez, participar apenas virtualmente da celebração do culto seja mais cômodo. Afinal, a igreja não é perfeita. É até muitas vezes desconfortável. Em outras tantas, somos machucados por pessoas da nossa comunidade. Igreja é feita de pessoas pecadoras, como eu e você, e pessoas pecadoras nos desapontam. Precisamos reconhecer que somos pecadores e apenas por causa de Cristo podemos ser igreja.

Consegue perceber o privilégio que isso é? 

Ana Luise Sabatier