Warning: include_once(/home/storage/4/3f/f7/conselhosparameninas/public_html/wp-content/plugins/wp-super-cache/wp-cache-phase1.php): failed to open stream: No such file or directory in /home/storage/4/3f/f7/conselhosparameninas/public_html/wp-content/advanced-cache.php on line 20

Warning: include_once(): Failed opening '/home/storage/4/3f/f7/conselhosparameninas/public_html/wp-content/plugins/wp-super-cache/wp-cache-phase1.php' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear') in /home/storage/4/3f/f7/conselhosparameninas/public_html/wp-content/advanced-cache.php on line 20
Rute 2.20 – Conselhos para Meninas

“E Noemi exclamou: “Seja ele abençoado pelo Senhor, que não deixa de ser leal e bondoso com os vivos e com os mortos! ” E acrescentou: “Aquele homem é nosso parente; é um de nossos resgatadores! ” (Rt 2.20)

 

Desamparadas e sem saber muito o que seria de suas vidas, as duas viúvas voltam para Israel em busca de alguma esperança. Rute, a jovem que decidiu seguir sua sogra, vai trabalhar nos campos em busca das espigas desperdiçadas pelos ceifeiros. Numa divina coincidência, ela vai para o campo de Boaz um parente próximo, que a trata com muita bondade. Dentro da cultura judaica, de acordo com a Aliança que Deus estabeleceu com o povo, quando uma mulher sem filhos ficasse viúva o irmão do marido ou parente mais próximo deveria casar-se com ela para prover descendência ao falecido, bem como um filho que pudesse cuidar de sua mãe na velhice, essa ordenança era chamada de “Resgate”. Era a providência divina para cuidado e segurança das mulheres israelitas: misericórdia e graça expressas através de um mandamento. Era dever dos judeus que fossem fiéis à Deus e à Aliança cumprir esse resgate, e quando Noemi descobre que Rute foi acolhida justamente por Boaz, ela se alegra em saber que ele era um parente próximo que poderia casar-se com Rute e restaurar a sorte de ambas. Desse enlace nasceu Obede, avô de Davi, cuja linhagem chegaria a Jesus Cristo. Além de restaurar sua família, Deus deu à Rute – uma estrangeira, tida como inferior pelo povo judeu – o privilégio de fazer parte da descendência do Messias. Pela bondade e misericórdia de Deus, Rute foi uma das progenitoras da Salvação do mundo.

Enfrentando tanta confusão com relação ao futuro – diante da morte, da pobreza, da migração para um povo estrangeiro, quando Rute poderia imaginar que essa situação tão difícil e dolorida evidenciaria a misericórdia de Deus sobre sua vida? Ou ainda, de que maneira ela poderia saber que sua história coadjuvante faria parte do plano central da História na qual Deus estabelece Cristo como o Resgatador de um mundo afundado em desespero? É lindo ver como a misericórdia de Deus é expressa na vida de Rute. O mesmo Deus de misericórdia, que nos resgatou de nossa miséria pecaminosa, também é o Autor de nossa história.

Oração:  Deus, obrigada porque a Salvação em Cristo Jesus me resgatou e isso é expressão vívida da Tua misericórdia. Que eu descanse em Ti em todas as circunstâncias, sabendo que o Senhor é o Dono dos meus dias.

 

 

 

Participe da discussão

2 comentários

  1. Boa noite ! Esses textos tem me edificado muito em minha caminhada com Deus , sempre que posso leio seus textos , e tiro algum aprendizado, tenho vivido dias difíceis me vejo sem forças para lutar, tenho buscado cada dia forças para permanecer … Tenho orado a Deus , mas é como se Deus se calasse diante da minha dor ..não recebo nenhuma resposta do alto. Obrigada ..que Deus continue abençoando e capacitando vc !

    1. Olá Laura,
      Continue buscando a Deus, pela leitura da Sua Palavra. Por vezes parece que Deus está longe, mas a Bíblia afirma que Deus está perto daqueles que o buscam (Sl 145.18, Sl 34), e que quando buscamos a Ele, o encontramos (Jr 29.13), e que quando prosseguimos em conhecê-Lo, ele vem a nós (Os 6.3). Mantenha firma na certeza de que Ele está contigo, mesmo em meio à dor e à duvida. Posso fazer uma sugestão de leitura? “Confiando em Deus – mesmo quando a vida nos golpeia, aflige e fere”, da Nutra Publicações. http://www.nutrapublicacoes.com.br/confiando-em-deus-mesmo-quando-a-vida-nos-golpeia-aflige-e-fere.html
      Um beijo, Lindsei

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0