Lembro-me também do que pode me dar esperança: Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a sua fidelidade! Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança. O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam; é bom esperar tranquilo pela salvação do Senhor.

Nesta altura da história, o povo já tinha plena consciência de que estavam passando por sofrimento consequente de erros seus e de seus antepassados. Também sabiam que Deus era o causador da desolação que viviam, já que Ele estava cumprindo suas promessas de punição, pois o povo decidiu desobedecer as leis previamente estabelecidas por Ele e se voltar contra Ele, buscando deuses falsos. Porém os israelitas tinham convicção de que somente Deus poderia livrá-los de tudo que viviam. O que ajudou o profeta e o povo a ter esperança foi lembrar dos feitos anteriores do Senhor. Mesmo em uma situação desesperadora como a que viviam, a certeza da fidelidade e da imutabilidade de Deus lhes dava confiança total em Seu amor leal.

O fato de o povo reconhecer que Deus causava o sofrimento não quer dizer que a culpa era dEle, mas que o povo sabia que seu sofrimento era resultado de seu pecado de idolatria e rebeldia contra Deus. Precisamos, ao mesmo tempo, reconhecer nossos erros e a soberania de Deus. Mas algo bem importante é termos certeza de que a única maneira de haver restauração após o sofrimento proveniente do pecado é por meio do desfrutar da misericórdia e do amor leal de Deus. Ter confiança na fidelidade de Deus nos dará a real esperança no sofrimento e lembrar daquilo que Deus já fez em nossa vida é uma maneira prática de reconhecer o cuidado dEle expresso diariamente a nós. Precisamos ser curados do nosso mal de Alzheimer espiritual, em que nos esquecemos da ação de Deus. A insatisfação só piora o sofrimento, por isso fazer listas de agradecimentos também pode ajudar. A certeza da imutabilidade de Deus deveria nos dar total segurança.

Oração: Deus meu, perdoe-me pelas muitas vezes em que coloco a culpa dos meus erros no Senhor. Ajuda-me a ter a certeza de que o Senhor é o único alívio para meus sofrimentos e salvação dos meus pecados! Também peço que o Senhor me ajude a ter um coração grato, trazendo à minha memória os teus feitos misericordiosos! Obrigada por tua fidelidade e amor leal, mesmo eu sendo falha.