“-Sarah, seu pai me ligou avisando que trará visitas para casa hoje. Vão chegar logo! Troque o lixo do banheiro, tire pó da estante, ajeite as almofadas do sofá e abaixe essa música!

-Mas, mãe, já fiz tudo isso de manhã!

-Essa hora da tarde já sujou tudo de novo, pode limpar e arrumar de novo!”

Você já passou por essa cena em sua vida? Ou por qualquer outra parecida, em que está na correria, mas quer transparecer um semblante equilibrado e no controle das circunstâncias? Não é errado almejar ser organizada ou ansiar oferecer o melhor para suas visitas, mas, na maioria vezes, queremos ser perfeitas. Ter a casa em ordem, a alimentação equilibrada, conseguir ir à academia todos os dias, fazer as unhas toda semana são alguns exemplos que uma perfeccionista busca.

Em Mateus 5.48, Jesus, ainda ao pregar o sermão da Montanha, disse: “Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês.” Acontece que ser perfeito nesse versículo não significa não cometer absolutamente um erro, pecado. Pelo contrário, ensina-nos que devemos ser como o Pai que é perfeito. Ele é quem é perfeito, o modelo a ser imitado! E buscar este modelo é ser perfeito em condição humana, apesar das imperfeições. Perfeição é diferente de santidade. Devemos sim buscar a excelência no que realizamos, excelência é utilizar sabiamente os recursos que possuímos (como tempo, dinheiro, talento), mas ao ansiarmos por mais do que podemos e possuímos, beiramos o perfeccionismo. Santidade é continuar lutando contra o pecado, mesmo depois de o cometer. O apóstolo Paulo, no livro de Filipenses, escreveu sobre essa luta, pois embora praticasse uma vida piedosa, ainda não havia alcançado o alvo. E neste caso, o alvo era a ressurreição dos mortos (Fp 3.11), isto é, o corpo glorificado, perfeito. Algo que os cristãos só obterão na eternidade.

“Não que eu já tenha obtido tudo isso ou tenha sido aperfeiçoado, mas prossigo para alcançá-lo [o alvo], pois para isso também fui alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.” Filipenses 3.14

O pior sobre ser perfeccionista é carregar uma carga que não é sua. Na cruz, Jesus Cristo é quem não tinha pecado (1Pe 2.22) e quem pode pagar pelo preço dos nossos pecados. Ele nos possibilitou buscar o Perfeito, mas somente Ele não erra. Nós corremos o risco de fingir ser Jesus quando “brincamos” de ser perfeitas. Apesar de manipularmos circunstâncias e termos sucesso em algumas tentativas ao agir assim, em muitas outras não teremos, e quer saber? Está tudo bem! Está tudo bem se você, depois de tanto se esforçar, ainda não atingir a nota ideal em uma disciplina; está tudo bem se você sair um dia sem rímel; está tudo bem se você não fizer um check list de tudo que anotou em sua agenda diária; está tudo bem quando você faz seu melhor e, ainda sim, a realidade não corresponde com a expectativa…

Nem sempre o bom é inimigo do ótimo

E o que pode estar por detrás de um coração perfeccionista?

Incredulidade. Não confiar no Pai, entregando-lhe em oração o controle das circunstâncias e tentando controlar cada detalhe de sua rotina é reflexo de um coração que quer fazer a perfeição acontecer custe o que custar com as próprias forças. E como isso nos fere! Noites sem dormir bem, estresse, imunidade baixa, são alguns exemplos dos males que este pecado nos causa. E pior ainda, compromete nossa vida espiritual, pois “chama” outros pecados (Sl 42.7), como a ansiedade, por exemplo, que prejudica nossa comunhão com Deus.

“E tudo o que não provém da fé é pecado.” Romanos 14.23b

“Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.” 1Pedro 5.7

Orgulho. Uma das facetas do orgulho é se achar superior ao próximo. A menina perfeccionista é aquela que se sobrecarrega com os trabalhos do colégio/faculdade/trabalho porque não confia em ninguém que está com ela para dividir. Ela se acha melhor, mais detalhista, mais capaz de conseguir a nota devida. E tem muitas meninas por aí dizendo que são perfeccionistas com transparência, como se isso fosse positivo. Mas, pelo que lemos, perfeccionismo não é ser excelente, e é pecado. E totalmente atarefadas seguem vivendo para si, porque para realizar toda sua lista meticulosamente passam por muitas pessoas sem cumprimenta-las, valoriza-las, considera-las; não tem tempo para os outros, somente para suas atividades. Em outras palavras, não têm um coração servo. São egoístas.

“Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros. Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.” Filipenses 2.3-11

Outra faceta do orgulho é o temor a homens, isto é considerar tanto o que os outros pensam a seu respeito, que você age em função de seus medos de não agradar alguém. “Se eu não for para a academia, não vou ser magra e nenhum rapaz vai me notar”; “Deixa eu limpar isso aqui rápido antes que chegue alguém”; “Melhor eu me voluntariar para algum ministério da igreja se não vão pensar que eu não sou serva”. Mas, como todo pecado, o temor a homens pode nos escravizar e toda atividade que realizarmos será um fardo, pois ela foi dedicada a homens e não a Deus. Deus é quem é o nosso juiz e quem merece toda nossa adoração. Mas quando buscamos agradar alguém, na verdade, estamos nos glorificando, pois servimos para sermos notadas. Isso é vaidade.

“Quem teme ao homem cai em armadilhas, mas quem confia no Senhor está seguro.” Provérbios 29.25

Acho muito difícil conhecer alguém que nunca viveu essa luta. Em escala maior ou menor, todas já tentamos ser perfeitas. Mas precisamos nos lembrar que nunca seremos completamente perfeitas até nos encontrarmos com nosso Salvador. Enquanto isso, caminharemos para a perfeição e, embora seja difícil, precisamos confiar no Pai que a caminhada que Ele nos dá é o melhor para nós (Rm 8.28,29). E que também contamos com a ajuda dEle para lidar com todo sofrimento e tentação para pecar (1Co 10.13). Não estamos sozinhas, mas precisamos depender dEle e deixar que nossas imperfeições sejam moldadas por Ele.

Oração: Deus, é tão frustrante quando algo não sai como eu planejo. Mas quero agradecer por tudo, porque sei que, por meio dessas decepções, o Senhor me ensina que não consigo realizar nada por mim, que dependo de Ti. Ajuda-me a viver a vida com excelência, mas de forma leve, sem fingir ser perfeita. Ajuda-me a não desistir da caminhada contigo. Dá-me forças, mesmo nos dias em que vacilo. Obrigada por poder contar contigo e por todo suporte que me dá. Afasta de mim o orgulho e a falta de fé e me dá um coração servo. Em nome de Jesus. Amém!