Recentemente postei no Instagram uma foto minha sorrindo na praia. Pra algumas meninas essa frase pode parecer estranha – seus perfis são cobertos por fotos de si mesmas em todos os lugares, nas mais diversas poses, principalmente na praia. Não estou dizendo que seja necessariamente errado, mas não é comum pra mim. Quando abri minha conta no Insta, decidi que ele não seria uma oportunidade de auto-adoração, meu altar pessoal. E, para mim, isso significa evitar fotos e postagens que foquem apenas em mim. Conhecendo meu coraçãozinho peludo, essa foi a minha melhor decisão.

Qualquer foto que vá para o meu Insta, assim como meu Facebook renovado (já que nos primeiros anos eu não tinha a mesma maturidade), precisa passar pelo filtro de beleza. Mas não é nenhum filtro de imagem tipo Kylie Jenner não. É 2 Coríntios 3.18.

“Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.”

Me permita explicar as quatro partes deste filtro.

 

“Mas todos nós, com rosto descoberto,”

A comparação desse “rosto descoberto” aqui no texto é com a história de Moisés e as novas tábuas dos dez mandamentos. Em Êxodo 34, Moisés volta ao Monte Sinai para falar com Deus e escrever as tábuas novas, já que as antigas, escritas por Deus, haviam sido quebradas. Ele passa 40 dias e 40 noites no monte, sem comer ou beber, apenas conversando com Deus. Quando ele desce do monte, sua face irradia a glória do Senhor com quem ele havia estado. Os israelitas ficaram com medo de chegar perto de Moisés porque sua face brilhava. Após compartilhar com o povo tudo aquilo que o Senhor lhe dissera, Moisés resolve cobrir sua face. Isso se repete muitas vezes, de acordo com o texto. No entanto, sempre que voltava ao monte para falar com Deus, Moisés tirava o véu.

Não eram muitas as pessoas no tempo do Antigo Testamento que tinham essa proximidade com Deus – com certeza ninguém como Moisés. O povo simplesmente não podia contemplar a glória de Deus em Moisés – era brilhante demais, lindo demais. A lei os ajudava a entender sobre o caráter de Deus, e as histórias dos seus antepassados – as festas e celebrações – os ensinavam sobre o cuidado e o amor de Deus com o Seu povo. A promessa de libertação estava sempre presente. Mas a verdade é que, no Antigo Testamento, os israelitas tinham apenas vislumbres do Salvador, eles se apegavam à promessa do Messias, mas não o conheciam. Só depois que Jesus vem ao mundo é que o mistério é revelado àqueles que são sendo salvos.

Nesse trecho de 2 Coríntios 3, Paulo explica como o povo de Israel estava preso à lei, sendo impedido de chegar-se diretamente a Deus. Mas quando Jesus Cristo vem, quando o véu nos é retirado da face, somos capazes de ver e conhecer a Deus pessoalmente. Quando nossos corações são convertidos a Deus, somos libertos, ou seja, não precisamos cobrir nossas faces como um escravo na presença de um grande rei. Somos como Moisés ao se colocar diante do Senhor sem o véu sobre sua face. Não existe mais este véu em nossos corações nem sobre os olhos com os quais vemos as coisas espirituais.

Assim, nós, cristãos, podemos entender o Evangelho de Cristo e o que isso significa para nós, amigos de Deus que, por meio de Jesus e de seu sacrifício, podem vê-lo de perto, podem conversar com Ele, podem ouvir Dele.

Pergunta: As suas postagens no Instagram (ou Facebook, Snapchat, Twitter…) mostram seu relacionamento com Cristo? Ou são iguaizinhas a todas as postagens daqueles que ainda tem a face coberta, ou seja, que não conhecem a Jesus? Se alguém olhar para a imagem que você apresenta nas redes sociais, essa pessoa vai ver diferença? Ela vai ver Cristo?

 

“refletindo como um espelho a glória do Senhor,”

Não sei se você já aprendeu a dirigir. Mas nada me incomoda mais do que luz no meu retrovisor. A luz de outro carro refletida no meu espelho incomoda bastante, mas quando o sol brilha, é uma luz desconcertante. Se a luz do sol no espelho já é forte, imagina refletir a glória Daquele que criou o sol? Agora, mais do que isso, nós somos esse espelho em que a glória do Senhor pode brilhar.

Mas o que é a glória do Senhor? A glória do Senhor é a BELEZA do seu caráter. É Sua imutabilidade, Sua soberania, Sua santidade, Seu poder, Seu conhecimento, Sua bondade, Sua paciência.

O fruto do Espírito de Gálatas 5.22,23, por exemplo, é um reflexo da beleza de Deus. Quando nossas atitudes demonstram amor ao próximo, refletimos a beleza de Seu amor. Quando buscamos a paz, refletimos Seu caráter reconciliador. Quando agimos com paciência, compartilhamos sobre o caráter longânimo do nosso Deus. Quando somos fiéis, refletimos Sua fidelidade.

No entanto, todas as vezes que amamos e adoramos a criatura em lugar do Criador, desprezamos Sua glória, trocando-a por uma glória passageira, perecível, e nos entregamos a nossos desejos pecaminosos, como diz Romanos 1. Não precisa ser um ídolo de barro como os santinhos ou imagens como Buda ou Krishna. Pode ser um influenciador do Instagram, uma página de memes, um jogo no celular ou um videogame, um artista da TV ou da música, o namorado, um líder religioso ou político. Pode ser uma ideologia, um objetivo. Um ídolo é qualquer coisa que você deseje de todo o coração, algo sobre o qual você não consiga parar de pensar, algo que você ame acima de tudo. Se teu primeiro e último pensamento do dia não estão em Deus, alguma outra coisa tem tomado prioridade na sua vida. E essa coisa impede você de refletir a glória de Deus, a Sua beleza.

Porque somos pecadoras, estamos destituídas da glória de Deus (Romanos 3.23), ou seja, o pecado impede que o caráter de Deus seja visto em nós, ainda que tenhamos sido feitas à imagem de Deus, ela fica borrada. Quando somos salvas por Jesus, o pecado perde o efeito determinante no nosso coração – podemos escolher não pecar (ainda que sejamos suscetíveis a ele) e podemos escolher despojar-nos da velha natureza, opaca e escura, e nos revestir da nova natureza, uma natureza que se assemelha à de Cristo, ao Seu caráter, que pode refletir a glória de Deus.

A Bíblia diz que a natureza reflete esta glória. “Os céus proclamam a glória de Deus” (Salmo 19.1), por exemplo. Mas descrentes não conseguem reconhecer a glória de Deus pois suas mentes estão cobertas pelo inimigo de nossas almas, e sem que Cristo lhes tire as vendas, eles não conseguem entender o evangelho e se maravilhar com a glória de Deus (2 Coríntios 4.4). Mas nós podemos!

Já ouviu alguém dizer “tem algo diferente em você?” mas sem saber dizer o que… quando a beleza de Cristo é refletida em nós, ela ofusca aos outros, ela chama a atenção e incomoda. Ainda que não entendam, as pessoas verão em nós o reflexo da glória de Deus.

Pergunta: Os seus seguidores percebem Deus em suas postagens? Você pensa antes de postar naquilo que está fazendo e na mensagem que está enviando sobre o caráter de Deus? Você se importa em refletir a beleza de Deus ou tem como foco apenas a sua beleza física, estética? Os seus likes estão na sua beleza passageira ou na beleza que permanece para sempre?

 

“somos transformados de glória em glória na mesma imagem,

O verbo transformar (metamorfose) aqui é o mesmo verbo usado na transfiguração de Cristo (Mateus 17.2, Marcos 9.2), e também na famosa passagem de Romanos 12.1-2 sobre a metamorfose do cristão à semelhança de Cristo [“transformai-vos pela renovação da vossa mente”]. É a mesma ideia proposta em Romanos 8.29 sobre sermos predestinados para ser “conforme a imagem do Seu Filho”.

Assim como vemos Deus em Cristo, que é a “imagem do Deus invisível, a exata expressão do seu ser” (Colossenses 1.15), a medida em que olhamos para Ele, a mudança começa a acontecer em nós.

O primeiro homem era do pó da terra; o segundo homem, do céu. Os que são da terra são semelhantes ao homem terreno; os que são do céu, ao homem celestial. Assim como tivemos a imagem do homem terreno, teremos também a imagem do homem celestial.” (1 Coríntios 15.47-49)

Ou seja, porque agora pertencemos a Cristo, ao céu, passamos a parecer com o que seremos no céu – perfeitos como Deus é perfeito. Passamos a refletir sua perfeição, ou seja, no processo de santificação, não passamos apenas a obedecer à lei, à Bíblia, mas pouco a pouco nos assemelhamos ao Seu autor, o próprio Deus.

Quanto mais tempo passamos com Deus, estudando Sua palavra e falando com Ele, mais Sua palavra age em nós. E essa Palavra que é viva e eficaz (Hebreus 4.12) vai nos transformando à medida em que nos gloriamos no nosso Salvador e Senhor.

De glória em glória, ou com glória sempre crescente, significa que dia a dia novas facetas de Seu caráter, de Sua beleza, são vistas em nós. Quanto mais nos aproximamos de Cristo e desenvolvemos a nossa salvação, mais belas somos, mais refletimos a beleza de Deus, o Seu caráter perfeito.

Pergunta: De acordo com suas redes sociais, como anda o seu processo de santificação? Os perfis que você segue (e copia) te encorajam em sua santidade, a ser mais parecida com Cristo? Você tem dedicado mais tempo às redes sociais ou ao seu relacionamento com Cristo? Aquilo que você posta nas redes sociais fala muito sobre quanto tempo você dedica a Deus.

 

“como pelo Espírito do Senhor.”

É mais fácil do que você imagina descobrir o nível de santificação de alguém, ou seja, como anda o seu relacionamento com Deus, pelas suas redes sociais. Não é necessário muito para perceber qual o objetivo de alguém com seu perfil.

Não estou dizendo que você só pode postar versículos e fotos de paisagens, veja bem. Não é apenas assim que honramos a Deus. Mas quando permitimos que o Santo Espírito de Deus que habita em nós nos guie e oriente nas escolhas que fazemos, isso afeta também o modo nos relacionamos na telinha.

Pergunta:  Onde estão os seus likes? Em fotos e postagens que refletem a glória de Deus ou que te encorajam a fazê-lo? Em fotos e postagens que honram o homem e suas competências? Os likes que você busca refletem o seu desejo de honrar a Deus com sua vida ou seu desejo de ser honrada?

Minha oração é que ao postar e ao curtir você reflita o caráter de Deus, dia após dia, como resultado de uma vida de relacionamento íntimo com Deus, no poder do Espírito Santo.