Independentemente da idade que você tenha em algum momento, já se encantou com as famosas princesas da Disney, eu amava todas! Uma mais linda que a outra, roupas característica da região e época que viviam, eu sempre me via como as princesas e crescemos ouvindo isso. Agora depois de duas décadas de animações, muitas das histórias têm sido gravadas como filme e às vezes até com alguma releitura, que eu tenho um pouco de dificuldade de gostar, mas faz parte.

O último lançado foi Alladin, normalmente a gente ama a parte do romance, mas nesse filme, as melhores cenas na minha percepção é o gênio da lâmpada. Pensa se você tivesse a seu dispor um gênio que realizaria três pedidos. O que você pediria?

 

“O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.” (Pv 1:7)

 

Dizem que a arte imita a vida e óbvio que não conheço ninguém que já teve um pedido realizado por um gênio, mas conheço uma história real de alguém que podia pedir o que quisesse e seria feito, sabe o que ele pediu? Sabedoria! Ele poderia pedir dinheiro, poderia pedir um romance, poderia pedir poder, e tantas outras coisas, mas ele pediu SABEDORIA. Ele é Salomão, em 1Rs 3.3-13 descreve esse momento. Quem realizou era alguém mais poderoso que um gênio, era o próprio Deus dando esse privilégio para Salomão. Em consequência da sabedoria pedida ele teve muito poder e dinheiro, mas ele acabou se perdendo ao curtir a vida de uma maneira desenfreada, ele relata isso no livro de Eclesiastes, já no final da vida dele. Mas o que faltou para ele, já que ele tinha sabedoria dada por Deus?
Ele sabia o que ele precisava, porque em Provérbios ao instruir seu filho ele mesmo diz o que ele teria que ter vivido, já no primeiro capítulo, por ser o primeiro passo para não só obter a sabedoria, mas para vive-la.Temer ao Senhor é o que faltou para Salomão e é o que tenho sido desafiada nos últimos meses, pude perceber o quanto hoje isso é difícil, porque não estamos acostumados com relacionamentos profundos. E temer a Deus é isso, aprofundar o conhecimento de quem Ele é.

O conceito de temor na Palavra abrange a parte da emoção, ou seja, o medo, ou outros conceitos como prever um mal acontecimento, piedade, ou ainda reverência e adoração religiosa. Quando relacionado a Deus é simples de distinguir em qual sentido é usado, não como uma emoção em si, mas um respeito proveniente de uma adoração.
Não é algo meramente racional, isto é, cumprir regras preestabelecidas por Deus, mas isso abrange também faz parte do temer. Porém, temer inclui a emoção reverente, de relacionar-se com Deus por amor, obedecer por amor.

O resultado de um relacionamento com Deus é uma vida piedosa, não é conhecer a Ele de maneira teórica e nem experiências sem seguir as diretrizes que Ele deixou para nós.

O interessante é que no versículo é clara a relação entre o temer a Deus e ser sábio, muitas vezes ligamos sabedoria a conhecimento cultural, ou ainda a idade ou experiência em alguma área específica. Mas a Palavra diz que não, depende de temor ao Senhor. Conhecimento nesse versículo está sendo usado como sinônimo de sabedoria, por isso não está se referindo a um saber intelectual, mas prático.

O contrário de sábio é chamado como insensato, expressando alguém que acha que é dono da verdade, um sabe tudo, que fala sempre a última palavra. Fala a verdade, cansa só de imaginar uma pessoa assim né? Alguém que sempre tem uma história melhor que a sua, ou mais triste ou mais difícil…é tenso conviver e se relacionar com uma pessoa assim. Normalmente, a relação dessas pessoas está em torno dela mesma, porque ela se coloca como centro.
Quando uma pessoa é cheia de si ela vai naturalmente desprezar a instrução de qualquer um que seja, por isso alguém que não sabe se relacionar com Deus, não consegue ser sábio, porque não ouve as orientações dEle.

Ao longo desses meses que o Senhor tem me desafiado a viver em verdadeiro temor, várias vezes me deparo com minha insensatez, quantas vezes olho para minhas vontades e planos achando serem melhores que o de Deus, mais corretos do que a verdade do Pai, tão tola. Talvez você se identifique comigo quando olha para o seu dia-a-dia e percebe ser uma insensata em não valorizar seu tempo de oração, ou tempo de leitura bíblica, ou ainda fazer esses momentos como algo automático, ou ainda para mostrar para pessoas que você é boa para manter sua vida religiosa.

Talvez sua insensatez está em você achar que é suficiente para ir à igreja e criticar a todos, falar mal de uns e não servir já que o ministério não te valoriza como você merece. Ser insensata pode se manifestar no seu relacionamento com a família, ou amigos, namorado, onde você se ira se eles não agem como você acha que eles deveriam viver.
Viu o tamanho do desafio? Sim é em toda e cada atitude que você vai agir sabiamente, temendo a Deus ou tolamente, buscando afirmação de mentiras que você acabou criando.

A parte racional do temor vem através do conhecimento da Palavra. Nada novo não é mesmo? Você já leu a bíblia inteira? Nesses últimos 7 dias, quanto você leu da bíblia? E além de ler, quanto você realmente estudou, prestando atenção nos detalhes, no princípio? Qual foi o último versículo que você decorou? Não teremos o conhecimento racional para temer a Deus com nossas bíblias fechadas ou desligadas. Quando você quer conhecer alguém, você ouve tudo sobre essa pessoa, pergunta o que tal pessoa curte ou odeia, encare assim sua leitura bíblica, você está podendo conhecer A MELHOR PESSOA!

Continuando no exemplo de conhecer alguém, você não fica que nem um terapeuta que aparecem nos filmes que apenas ouve, ouve, ouve e no máximo fala “humm”. Quando você está conhecendo alguém você conta seus sonhos, seus medos, seus segredos, conforme você vai confiando mais e mais na pessoa.

Deus está pronto para nos ouvir. Não adianta a gente cantar que confia nEle, mas não oramos na nossa rotina. Além das orações nas refeições, se é que você faz essas, quantas vezes você fala com Deus? Quem você procura primeiro para contar algo que aconteceu, seja bom ou ruim? Você ora quando tem algum desafio? E quando está tudo bem, você agradece?

Não vou mentir para você, não é algo simples, lembra o que houve com Salomão, ele começou bem, pedindo por sabedoria, mas transformou em insensatez ao usar dessa sabedoria para conhecer o que o mundo oferece e não para conhecer a Deus.

Não tenho uma lâmpada com um gênio para realiza pedidos, não tem uma promessa no fim da história de Salomão dizendo que Deus vai aparecer em sonho para nos conceder um pedido, mas sei que podemos contar com uma verdade:

“Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.” (Tg 1:5)

Eu com certeza tenho falta de sabedoria, posso mudar isso pedindo a Deus, e claro, me relacionando com Ele. Não sou nem perto de uma princesa da Disney e espero que você não sonhe mais em ser uma também. Contudo podemos ser uma princesa real:

“A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada.” (Pv 31:30)

Podemos ser sábias nas situações que enfrentamos a cada dia. Tema ao Senhor!