No primeiro artigo contei da minha dificuldade enorme de escrever essa série devido às minhas próprias fraquezas na área do trabalho, e uma delas sempre foi minha autojustiça. Isso significa que adoro fazer as pessoas saberem quando me sinto injustiçada ou quando alguma situação não acontece como foi planejada.

Agora que já confessei isso preciso dizer que acredito não sou a única com dificuldades nessa área e muitas vezes esse sentimento de “não estar recebendo o que realmente mereço” me levaram a outro pecado: contaminar as pessoas ao meu redor.

Como assim? Você falou mentiras sobre seus chefes? Não, eu falei tudo o que pensava, sem filtro, e simples assim enchi o coração dos meus colegas com raiva, fofoca e outras coisas.  Foi bem difícil perceber que o dano que palavras podem fazer são tão grandes quanto uma bomba, só que uma direto ao coração, e o que mais me impulsionou a mudar foi o fato de não usar as oportunidades que Deus me deu de ser luz no meio das trevas, no trabalho.

Vejamos como podemos nos deixar transformar pelo nosso Deus, a sua palavra nos diz:

“Se vocês são sábios e inteligentes, demonstrem isso vivendo honradamente, realizando boas obras com a humildade que vem da sabedoria. Mas, se em seu coração há inveja amarga e ambição egoísta, não encubram a verdade com vanglórias e mentiras. Porque essas coisas não são a espécie de sabedoria que vem do alto; antes, são terrenas, mundanas e demoníacas. Pois onde há inveja e ambição egoísta, também há confusão e males de todo tipo. Mas a sabedoria que vem do alto é, antes de tudo, pura. Também é pacífica, sempre amável e disposta a ceder a outros. É cheia de misericórdia e é o fruto de boas obras. Não mostra favoritismo e é sempre sincera. E aqueles que são pacificadores plantarão sementes de paz e ajuntarão uma colheita de justiça. (Tiago 3.13-18)

O livro de Tiago é sempre sincero e direto, no capítulo 3, especificamente do a partir dos versículos 13 e 14. Aqui o contrário de um coração sábio e inteligente diante de Deus é um coração com inveja, egoísta e ambicioso. Enquanto vivermos nessa terra sempre teremos essa vontade de nos defender, porque como Deus já falou, nos sempre nos amaremos (Mt 22:39). Mas temos também as ferramentas do Espírito para lutar contra isso e sabemos bem o nosso objetivo (Gl 5:23). Devemos ser sábias no trabalho, não a sabedoria deste mundo, mas sim o temor ao Senhor que é livre de qualquer pecado e nos impulsiona a sempre ver os outros como mais importantes do que nos mesmos. 

“E aqueles que são pacificadores plantarão sementes de paz e ajuntarão uma colheita de justiça.” (Tiago 3.18)

E como resultado de um coração puramente sábio diante do Senhor chegaremos a ser pacificadores onde estivermos. 

No país onde vivemos existe uma multidão que se considera cristã, mas pouquíssimos são aqueles que brilham o caráter de Cristo nos seus trabalhos. A minha impressão é que fazemos parte do grupo de pessoas que plantam sementes de rancor e não de paz; raiva no lugar da misericórdia. 

Você já pensou que tipo de trabalhadora você é? 

  • Na hora que seus colegas começam a fazer comentários não agradáveis sobre o chefe.
  • Na hora que alguma injustiça real aconteceu com você, para quem você contou primeiro? Colegas ou chefe?
  • Na hora que alguma discussão entre colegas acontece, você prefere saber todos os detalhes ou ficar afastada das fofocas?
  • Na hora de uma discussão polêmicas, você gosta de “colocar mais lenha no fogo” ou pacificar o ambiente?

Quando o Senhor me mostrou quão tola eu estava sendo foi um momento de humilhação porque meu ego se sentiu ofendido, mas o nosso Deus não é um Deus de promessas vazias e prosperidade sem sentido nem propósito. Ele é o Deus que conhece nossa insensatez expressa em vanglória e auto justiça.  Ele nos diz através da bíblia toda que a glória é unicamente dele e que só Ele é o dono da justiça.

“Felizes os que promovem a paz, pois serão chamados filhos de Deus.” (Mateus 5:9)