Paulo é o autor da carta para seu companheiro de ministério, Tito. Ele escreveu a carta com o propósito de instruî-lo a levar a igreja de Creta à maturidade por meio de desenvolvimento de liderança e uma vida cristã condizente com a sã doutrina. [1] No primeiro capítulo da carta, Paulo dá as exigências de como um líder deve ser:

“Irrepreensível, marido de uma só mulher, e tenha filhos crentes  e que não seja acusado de libertinagem ou de insubmissão. Por ser encarregado da obra de Deus, é necessário que o bispo seja irrepreensível: não orgulhoso, não briguento, não apegado ao vinho, não violento, nem ávido por lucro desonesto. É preciso, porém, que ele seja hospitaleiro, amigo do bem, sensato, justo, consagrado, tenha domínio próprio. e apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira como foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela.” Tito 1.6-9

Tito tinha o importante desafio de selecionar líderes que seriam exemplo de vida cristã e ensinar os cristãos a serem irrepreensíveis, isto é, viverem de forma tão santa a ponto de não serem passíveis de receber acusações. Hoje em dia, ainda vivemos em um mundo egocêntrico e legalista em que o evangelho é distorcido,  em um tempo em que líderes não dão exemplo e suas ovelhas não vivem de modo que o mundo veja Cristo. É uma série de consequências. Paulo não estava dizendo que somente os líderes deveriam ser irrepreensíveis, mas com a vida deles e seus ensinamentos na palavra de Deus, todos da igreja de Creta iriam conhecer mais a Deus e viver um vida que não seria levada por qualquer doutrina ou pressão. Todos estariam  convictos sobre o que criam.

Com certeza,  muitas vezes quando pensamos na liderança da igreja que frequentamos,  queremos apontar seus erros, mas na realidade, precisamos orar por eles e, antes, ver se temos sido um exemplo, para os irmãos na fé e para outros. Os líderes possuem um papel muito importante, mas você também deve viver para glória de Deus de forma pura e irrepreensível. Você busca isso? Ore e peça para nosso Deus te ajudar.  

Oração:Querido Deus, agradeço pela Tua Palavra e Teus ensinamentos de como devemos viver para Te honrar. Sou tão falha, me ajude a viver de modo que Te agrade, para que todos vejam Cristo em mim. Também quero pedir pela liderança da minha igreja, para que ela seja exemplo de temor a Ti. Capacite os líderes, sustente-os nessa missão tão importante, para que eles nos exortem, encorajem e levem mais perto de Ti. Amém.”

[1] Pinto, Carlos Osvaldo Cardoso. Foco e Desenvolvimento no Novo Testamento – São Paulo: Hagnos, 2008. Pg. 464.