“Embora os saqueadores tenham despojado Israel, o Senhor restaurará sua honra. Os ramos da videira foram arrancados, mas ele restaurará seu esplendor”. Naum 2:2

 

No capítulo 1 do livro de Naum, vemos o anúncio da destruição da Assíria e sua capital, Nínive. Já no capítulo 2, vemos como aconteceu a queda de Nínive.

 

De forma poética, Naum fala sobre as muralhas, os guerreiros, as carruagens e vários outros elementos e fatos da destruição daquela cidade. Antes, Nínive era considerada ser muito poderosa, mas diante do Senhor, ninguém conseguia resistir ao  seu poder. E é nesse capítulo que vemos o texto de hoje. O verso nos conta uma das intenções de Deus por detrás da destruição, que além da sua ira contra a maldade daquele povo, também era a honra a Israel. A Assíria era inimiga de Israel e contra o povo de Deus já tinha feito muita coisa ruim. Deus queria restaurar o brilho de sua nação e, por isso, atacou a Assíria.

 

O que aprendemos hoje é que Deus protege os que são seus, por isso, podemos dizer que Ele é vingador. Deus se vinga com justiça para proteger Seu povo. É difícil entender isso porque em nós não há justiça, tendemos ao erro por causa do pecado. Então, compreender que existe “vingança justa” é complexo para nós. Mas, Deus, que é totalmente bom e justo, é capaz de se vingar corretamente e Ele promete fazer isso em proteção aos Seus filhos.

 

Vivemos em um mundo onde há muita maldade contra os cristãos e, infelizmente, isso piorará cada vez mais. No entanto, saber que Deus é vingador justo consola os nossos corações, pois, no momento certo Ele agirá em nosso favor. O que precisamos é apenas confiar em Seu plano e, então, descansar. Não sei se você tem experimentado algo assim, o que tem te desanimado. Por isso, não se esqueça e confie neste atributo de Deus. Deus tem toda a história em Sua mão e está orquestrando tudo para o bem dos Seus filhos.

 

Oração: “Oh, Deus, ajude-me a descansar em quem você é, inclusive em Sua vingança justa, que nos protege daqueles que nos perseguem. Amém”.