Quero começar este artigo contando uma história real que doeu e transformou a vida de duas pessoas para glória do Senhor Jesus.

Minha vida, como a de todo cristão, está marcada principalmente entre o antes e depois de Cristo. Esta história aconteceu antes de conhecê-lo. No ano de 2013, uma das muitas mudanças que aconteceram foi os líderes de jovens da minha igreja. Claramente sem ainda saber minha própria identidade, por algum motivo me achava superior aos próprios líderes e, com a ajuda de outra jovem, fizemos “um golpe de estado” para que os líderes saíssem da liderança e fossem substituídos por outros. Preciso esclarecer que os líderes substituídos não tinham cometido erro algum, não tinha desculpa nossa para aquilo – apenas nossa inveja e pecado. Mesmo sabendo que eu havia magoado profundamente essas pessoas, meu coração não sentiu empatia ou convicção suficiente para voltar atrás e pedir PERDÃO.

Os anos se passaram e Jesus alcançou meu duro coração. Estudando a Palavra de Deus e sendo constrangida a cada dia em cada tempo com ele, percebi que ao perdoar todos meus pecados, Jesus também me fazia a cada dia mais consciente das minhas ações e escolhas. Você já experimentou isso?

É incrivelmente constrangedor mas maravilhosamente libertador também.

E assim, um dia, durante a ceia do Senhor (a qual já tinha participado muitas vezes antes) caiu a ficha – “preciso pedir perdão aquela líder que eu magoei profundamente há 6 anos atrás”. Ela estava sentada bem na fileira da frente e eu, orando por forças para conversar com ela, fui e comecei aquela conversa pedindo perdão por aquela ofensa tão terrível. A resposta dela foi constrangedora. Ela agradeceu quase chorando, falando que tinha sido uma das batalhas mais difíceis que ela já teve na vida, tentando liberar o perdão mesmo sem ninguém pedi-lo e, assim, sem eu conseguir acreditar, o coração dela e eu meu foram transformados. 

E se eu te falar que depois disso ela chegou até agradecer pelo pedido de perdão? E se eu te dizer que caminhamos juntas estudando a palavra depois disso durante muito tempo? Jesus Cristo faz milagres e Ele é capaz de restaurar corações.

Deixe eu te explicar por que ele faz isso: o perdão não é invenção do homem para deixar os nossos corações mais tranquilos e sem remorso, ele é uma prática de obediência a uma ordem bíblica e é uma atitude de um seguidor de Cristo.

Em vez disso, sejam bondosos e tenham compaixão uns dos outros, perdoando-se como Deus os perdoou em Cristo.” Efésios 4:32 NVT

“O perdão não é só uma ação pontual, ele é um estilo de vida”

Viver o perdão significa:

  1. Ser perdoado por Deus, tendo confessado a Cristo minha ofensa e pecado.

“Mas, se confessarmos nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.” 1 Jo 1.9

  1. Liberar o perdão para o outro. Perdoe e construa “pontes de relacionamento” com as pessoas que ofenderam você.

 “Seu Pai celestial os perdoará se perdoarem aqueles que pecam contra vocês. Mas, se vocês se recusarem a perdoar os outros, seu Pai não perdoará seus pecados.” Mateus 6:14-15

  1. Pedir perdão ao próximo.

“Portanto, se você estiver apresentando uma oferta no altar do templo e se lembrar de que alguém tem algo contra você, deixe sua oferta ali no altar. Vá, reconcilie-se com a pessoa e então volte e apresente sua oferta.” Mt 5.23-24

O perdão promove cura por meio do poder do Espírito Santo em nossa vida, por isso ele precisa ser uma prática constante e, como tudo que precisa de prática, se a perdemos isso se torna mais difícil. A capacidade de perdoar não vem de nós, sem o poder de Deus em nós e sua promessa de nos fortalecer e capacitar para as boas obras nunca seríamos capazes de perdoar verdadeiramente. 

Que o meu testemunho sirva para entendermos que, mesmo depois de 6 anos de mágoa, Deus é capaz de transformar o coração mais duro e egotista num coração que se arrepende pelo poder de Jesus e seu Espírito, e que Ele também é capaz de transformar a pessoa que recebe o perdão. Deus é quem nos capacita a receber o pedido de perdão e liberar perdão. Muitas vezes, mesmo sem o pedido de perdão, perdoamos porque Deus entregou ao seu filho Jesus para se sacrificar e perdoar todos nossos pecados mesmo nós ainda sendo pecadores. Não precisamos de nenhum outro motivo para isso.

Seja transformado hoje perdoando e pedindo perdão!

 

Quando estávamos completamente desamparados, Cristo veio na hora certa e morreu por nós, pecadores. É pouco provável que alguém morresse por um justo, embora talvez alguém se dispusesse a morrer por uma pessoa boa. Mas Deus nos prova seu grande amor ao enviar Cristo para morrer por nós quando ainda éramos pecadores.” Romanos 5:6-8