Ana Luísa viu, ao longo de 8 anos, 3 homens que começaram no mesmo cargo que ela serem promovidos. Raquel foi abusada por seu padrasto, em sua própria casa, sob o mesmo teto de sua mãe por toda sua infância. Soraya é casada há 10 anos com um homem controlador e agressivo, que a humilha diariamente.

Essas histórias, infelizmente, não são incomuns. São revoltantes, de revirar o estômago, e instigam em nós um senso de justiça muito grande. 

Diante de dores como essas que deixam marcas profundas em tantas mulheres, os gritos de socorro nos movem a responder. Mas essas respostas podem ser muito divergentes, dependendo da maneira com a qual você enxerga o mundo.

O que o feminismo enxerga: a culpa é do homem, da sociedade voltada para o homem, moldada a partir do homem. A lente de leitura social é aquela que sempre tenta buscar na realidade quem são os opressores e quem são os oprimidos, e no feminismo a mulher é sempre a vítima, sempre. A solução desse problema é o empoderamento da mulher, porque a mulher dona de si não precisa depender de ninguém e não precisa se submeter a nenhuma situação humilhante.

O que o Evangelho enxerga: o pecado corrompeu a humanidade e, por causa do pecado, homens se tornarão opressores, e mulheres também se tornarão opressoras. Por causa do pecado, mulheres serão vítimas de opressão, e homens também serão vítimas de opressão. A potencialidade para o mal no coração do homem e da mulher não tem limites, ele se manifestará de diferentes formas, tragando seja quem for. Não é uma questão de gênero, pois a humanidade toda está sob a escravidão do pecado. A única redenção possível, a única solução, está em Cristo Jesus, o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Nele, somente nEle, somos libertos da escravidão do pecado é essa é a única resposta de salvação para esse mundo afundado em perversidade. 

Toda visão de mundo que apresente algo além da redenção em Cristo como esperança está determinada ao fracasso, por isso que feminismo e cristianismo não podem ser conciliados. A solução da Ana Luisa, da Raquel e da Soraya está em ter um coração transformado por Cristo para restauração, perdão e promoção da justiça, mesmo quando esta faltar.