O feminismo considera que o papel de esposa e mãe torna as mulheres presas em suas casas, frívolas em suas necessidades de consumo e fúteis em seus pensamentos. Como consequência dessa ótica, ser mulher, para alguns, tornou-se sinônimo de ser incapaz, fútil e alienada. O movimento rotulou as mulheres em dois grupos: as inúteis (mães que ficam em casa com seus filhos) e as relevantes (que tem uma carreira profissional). E a igreja protestante, ao invés de refutar essa dualidade, incentivou, mas de forma oposta: as que ficam em casa são puras e obedientes, enquanto as que trabalham estão em pecado.

Infelizmente a igreja, muitas vezes, na tentativa de responder o feminismo, restringiu o papel da mulher à esposa e mãe, colocando estas num lugar de maior espiritualidade do que as demais. No entanto, a Palavra de Deus não define a mulher desta forma, pelo contrário, ela nos mostra que o papel da mulher é completo e belo, independente de seu estado civil. 

Na Bíblia, vemos que a mulher é:

  • À imagem Dele: Deus dotou a mulher de intelecto, criatividade e capacidade, e Ele deseja que ela use toda essa capacidade para a Sua glória.
  • Pecadora: limitada e falha, não encontra em si a força e poder para viver. Ela necessita de salvação e transformação – que só é encontrada em Cristo.
  • Participante do mandato cultural: Deus deu ao homem e à mulher o comando de multiplicar (casamento e maternidade) e de dominar sobre a criação (trabalho). Ou seja, ela deve e pode ocupar essas duas esferas: do lar e sociedade.
  • Participante da grande comissão: o “ide e pregai o Evangelho” que Jesus ordena é para todos. 
  • Responsável pela edificação do corpo: a mulher tem a responsabilidade de servir a igreja a fim de levar outros cristãos à maturidade em Cristo. Mais uma esfera em que pode e deve atuar.

Menosprezar o casamento e a maternidade é ir contra o que Deus diz na Bíblia. E reduzir à mulher a esposa e mãe também. Precisamos voltar para a Palavra e entender a feminilidade bíblica de forma completa para sermos mulheres que cumprem seu papel, glorificando ao Senhor. 

As famílias, a igreja e a sociedade precisa de mulheres que temam ao Senhor.