Adão e Eva foram criados iguais em valor e dignidade, e receberam do Senhor funções distintas que, em parceria, trabalhariam na missão de co-administrar a criação.

Adão fora criado física e emocionalmente de maneira a privilegiar o trabalho físico, a liderança e o cuidado da criação. Eva fora criada física e emocionalmente de maneira a privilegiar os relacionamentos e o cuidado das gerações que estavam por vir.

Diante da desobediência, o pecado corrompeu o coração humano como consequência.

A punição de Deus foi ao encontro das responsabilidades que Deus havia dado ao homem e à mulher: por falhar em liderar sua esposa e protegê-la, o homem sofreria em seu trabalho (Gn 3.17-19); por falhar em submeter-se a seu marido e ajudá-lo, ela sofreria ao gerar vida (Gn 3.16). Percebe como isso afeta suas identidades, aquilo que eles foram feitos e capacitados para fazer? 

Ainda em Gn 3.16 podemos ler a seguinte passagem,  na qual Deus afirma para Eva, que em consequência do pecado: “seu desejo será para o seu marido e ele a dominará.” A palavra “para”, de acordo com o texto original, pode ser entendida como “contra”, ou “contrário”. Como consequência do pecado, haveria tanto no coração do homem quanto no da mulher impulsos naturais contrários um ao outro, trazendo à tona pecados como oposição e dominação. 

O modo de pensar pecaminoso que nasceu aqui, tanto no homem quanto na mulher, séculos mais tarde, se desenvolveria no que conhecemos como machismo e feminismo, uma rebeldia contra Deus que se reflete no relacionamento entre homens e mulheres. E é isso que uma cosmovisão feminista não compreende, o mal não é o homem opressor, ou a sociedade patriarcal, mas o pecado que faz com que tanto homens quanto mulheres pequem, sejam potencialmente opressores, se rebelem à vontade perfeita do Criador e causem dor.

A cosmovisão feminista faz com que fatos sejam contados sob uma narrativa de que todo homem (ou nem todo homem, mas sempre um homem) ao longo da história da humanidade tenha sido um opressor e toda mulher tenha sido oprimida, o que não é verdade. A verdade é que a corrupção tomou conta do coração humano, gerando tirania e opressão por todos os lados.